Como separar fêmea no cio?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Dicas para afastar os machos

  1. Mantenha a cadela em casa. Nesse período, é muito importante manter a cadelinha dentro de casa até o cio terminar. ...
  2. Não permita que ela saia de casa sozinha. ...
  3. Altere os horários e destinos dos passeios. ...
  4. Limpe a casa mais vezes. ...
  5. Sprays anti-cheiro.

Se os dois cachorros morarem no mesmo lugar, deixe-os os mais separados possíveis, pois o macho pode sentir o cheiro da fêmea. Tranque-os em quartos separados e longe um do outro. Mantenha as portas fechadas e tente não colocá-los para fora ao mesmo tempo, para que não fiquem juntos no mesmo lugar.

Tuany Fialho explica que a melhor maneira de apartar dois cachorros brigando é desviar a atenção deles para outra coisa. Bata palmas o mais forte que puder, coloque um som alto no celular, bata panelas ou o que estiver a seu alcance. Em geral, ao distrair os cachorros, eles se separam automaticamente.

O período completo costuma durar de 3 a 4 semanas após o início do sangramento. A melhor forma de saber que o cio da cadela acabou é ficar atenta ao comportamento do pet, que deixa de ficar agitado e a vulva retoma o seu tamanho natural.

12 dias

O cio propriamente dito, que é a fase de estro, tem duração média de quatro a 12 dias, dependendo da fisiologia de cada pet.

Remédio para acalmar gata no cio?

  1. Dê bastante carinho e atenção. ...
  2. Dedique mais horas do dia à sua gatinha. ...
  3. Mantenha portas e janelas fechadas. ...
  4. Usar um difusor de feromônios também pode aliviar o estresse.
  5. Catnip e florais são outras alternativas para lidar com a ansiedade desse período.

Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro. Para identificar o momento correto, fique de olho nas mudanças em relação à etapa anterior. No estro, o edema vulvar se torna mais discreto, e a cachorra já não tem mais sangramentos.

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

A interrupção cirúrgica é considerada a melhor escolha para animais que não se pretenda utilizar para reprodução. A utilização de estrógenos, do citrato de tamoxifena e agentes embriotóxicos não-hormonais é restringida pelos seus graves efeitos colaterais.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Como evitar a gestação em cadelas? Segundo a veterinária, a maneira mais eficiente e segura de prevenir a gravidez indesejada em cachorras é com a castração.

A fêmea, por sua vez, tem uma região chamada anel fibromuscular com um tamanho menor em comparação ao bulbo do macho. Quando o pênis do macho está ereto, esse anel impede que ele saia e, assim, os órgãos genitais de ambos os pets se encaixam e eles ficam grudados um ao outro para aumentar as chances de fecundação.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

De acordo com o veterinário, as mudanças são comuns entre as cadelas e variam de animal para animal. “Em alguns casos, observa-se maior sensibilidade durante esta fase, podendo haver até febre, e em algumas têm o aumento de apetite, e provável de sede, por causa de diabetes induzido por hormônio”, ressaltou.

As cadelas, a partir do primeiro cio, terão, em média, entre 1 e 2 ciclos ao ano até o término da vida, ao contrário do que acontece com as mulheres, uma vez que não possuem supressão de cio em função de idade avançada.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

Assim como o primeiro cio não tem data certa para acontecer, a frequência do ciclo é diferente para cada pet. De acordo com o Dr. Rafael, “normalmente, o cio se repete a cada 6 ou 12 meses”.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.