Como separar a palavra rubrica?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 22 de maio de 2023
3.9 / 5 19 votos

A forma correta de escrita da palavra é rubrica, uma palavra paroxítona, com a sílaba bri como sílaba tônica: ru-BRI-ca.

A tonicidade pode ser observada através da pronúncia; Acento gráfico: os acentos gráficos são três: o agudo (´), grave (`) e circunflexo (^), ele é caracterizado por marcar graficamente as sílabas tônicas. amigo (a – mi – go); vizinho (vi – zi – nho);

As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica: acordo (a-cor-do); açúcar (a-çú-car);

Não existe, em Língua Portuguesa, a pronúncia “rúbrica”, assim, com acento tônico na antepenúltima sílaba. O certo é pronunciar e escrever “rubrica”, como se houvesse um acento agudo no “i”, ou seja, deve-se pronunciar e escrever como um vocábulo paroxítono (a sílaba tônica é a penúltima: ru-bri-ca), sem acento.

Significado de Rubrica
substantivo feminino Assinatura abreviada; abreviação da assinatura de alguém. Título atribuído aos capítulos dos livros de direito canônico ou civil, normalmente grafados com letras vermelhas.

As rubricas precisam descrever níveis de desempenho ou competências, deixando claro o “nível” intermediário e não apenas os dois extremos. Além disso, se você usar palavras subjetivas na rubrica, ela perderá a sua especificidade. Por exemplo: criatividade.

Rubrica significa assinatura abreviada de alguém ou uma pequena anotação.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

Palavras trissílabas - Têm três sílabas: amigo (a-mi-go);

- Leite (lei-te);

Classificado como substantivo comum masculino, a separação gramatical de iogurte é i-o-gur-te. A palavra origina do turco “yoghurt”.

As palavras que contêm um ditongo decrescente (vogal — semivogal), de que são exemplo jóia e geléia, não apresentam dificuldade na sua divisão silábica: Jói – a (Palavra grave, dissilábica). Ge – léi – a (Palavra grave, trissilábica).

Geralmente, para fazer a rubrica, se adota apenas o primeiro nome ou a união das primeiras letras do nome e dos seus sobrenomes. Como resultado, a rubrica fica com o aspecto de um pequeno desenho ou apenas de algumas letras unidas.

Sim. Não existe nenhuma norma brasileira que impeça um cidadão de utilizar uma rubrica na assinatura da identidade.