Como separar a moral da ética exemplos?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Uma maneira fácil de lembrar da diferença entre moral e ética é que a moral se relaciona com a prática, com o que pode e o que não pode para um determinado grupo social, enquanto a ética se relaciona com princípios, alvo de reflexão e questionamentos.

De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta.

Exemplos de moral:
Ajudar pessoas com necessidades; Influência da religião nas condutas; Imoralidade em ter mais de uma esposa no Brasil, enquanto em alguns países é moralmente aceito.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

b) Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.

Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando: É ser honesto, solidário e justo.

Ser ético é agir de acordo com "as regras" e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas comunidades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético é ter respeito e seguir os códigos de conduta do ambiente em que se vive.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

A ética é dividida em três campos principais: a metaética, a axiologia e a ética normativa. A metaética estuda os fundamentos da moralidade, como as noções de bem e de mal; a axiologia estuda os valores morais; e a ética normativa estabelece o que é certo ou errado.

Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.

Exemplos de valores éticos

  • Bem. O bem é um valor reconhecido como o ideal ético, é a base da boa ação, da ação correta e da virtude. ...
  • Justiça. A justiça é o valor fundamental que orienta o juízo das ações humanas para que os efeitos das ações não sejam prejudiciais aos outros. ...
  • Liberdade. ...
  • Verdade. ...
  • Respeito. ...
  • Solidariedade. ...
  • Paz.

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

A ética é compreendida em sua universalidade, mas está sujeita à reflexão e a mudanças ao longo do tempo. A moral tende a ser consistente dentro de um determinado contexto, pouco sujeita a mudanças. Porém, pode variar de acordo com cada cultura ou grupo.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Embora os conceitos de ética e moral no ambiente de trabalho pareçam similares, a realidade é que ambos têm significados diferentes. Enquanto moral é pautada e regida pela legislação trabalhista, além de normas, regras padrões, a ética, por sua vez, envolve comportamentos que vem de dentro para fora.

Também é perfeitamente possível ser ético e imoral ao mesmo tempo, quando desobedeço uma determinada regra moral porque, refletindo eticamente sobre ela, considero-a equivocada, ultrapassada ou simplesmente errada.

Atualmente a ética e a moral estão sendo relegadas por certas classes sociais e políticas, muitos valores estão sendo quebrados em prol do individualismo, ou seja, “cada um por si” e com isso ética e moral vêm perdendo o sentido.