Como sentir o chamado de Deus?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Disponibilidade para enxergar, escutar e sentir: esse é o primeiro passo do discernimento vocacional. Por inteiro, é preciso se colocar em modo de atenção, uma vez que Jesus fala de diversos modos. A oração é uma ferramenta imprescindível nesse processo de sintonia entre os seus sentidos e o convite do Pai.

Mas, antes de nossa existência no mundo, Deus já nos conhecia e amava; por isso nos chamou à vida: somos suas criaturas. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.

Orar com Sinceridade
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele.

Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.

Um chamado de Deus
A vocação é um dom recebido de Deus, escolhido de forma particular para cada um, cuja realização vai além da capacidade humana, mas concretizada graças à capacidade que Ele em nós efetiva. Não diz respeito a um projeto, mas sobre uma profunda convicção de propósito.

Que ou quem foi seleccionado numa escolha (ex.: jogador escolhido; muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos).

Os 5 ministérios na mão

  • O polegar — Apóstolo. Tem a capacidade de tocar todos os outros dedos (ministérios). ...
  • O dedo indicador — Profeta. A ponta um caminho. ...
  • O dedo médio — Evangelista. Tem a extensão maior, mais longa. ...
  • O dedo anelar — Pastor. ...
  • O dedo mínimo — Mestre.

Todos concordam que os “muitos chamados” são aqueles que de alguma forma são convidados ao arrependimento durante suas vidas, e os “poucos escolhidos” são aqueles que respondem com fé verdadeira a esse convite. Os debates, porém, ocorrem com base na discussão sobre como estes poucos escolhidos ocupam tal posição.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

Uma irmã (Judá) viu a outra irmã (Israel) recusar-se a ouvir os profetas e a viu rejeitar ao Senhor. Como resultado dessa rejeição, o reino de Israel foi destruído pelos Assírios no século anterior ao nascimento de Jeremias e o reino de Judá testemunhou isso.

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

Um chamado é uma vocação ou uma orientação. O chamado acontece quando sentimos que algo nos chama para seguir um certo caminho em nossa vida.

É aquilo que nos incentiva a levar a vida do modo como nós a vivemos. Uma vida sem propósito não tem sentido. Porém, quando você vive dentro do propósito do Senhor, todas as coisas em sua volta cooperarão para seu próprio crescimento.

Com isso em mente, uma boa maneira de reconhecer que Deus está respondendo suas orações é oferecendo orações de gratidão. Ao reservar um tempo para identificar e reconhecer as coisas boas em sua vida e no mundo a seu redor, você será abençoado com uma visão clara da mão de Deus em sua vida.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”.