Como sentir afeto?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Demonstrar afeto é fundamental — confira 8 dicas para ajudar você

  1. Ouvir.
  2. Compartilhar o seu dia.
  3. Abraçar.
  4. Aconselhar.
  5. Compartilhar algo legal que você viu na internet.
  6. Cozinhar.
  7. Passear junto.
  8. Sorrir.

Olha, normal não é. Essa condição de vazio de sentimentos se chama "atimia" que consiste na ausência de sentimentos e de manifestações afetivas.

Demonstração de afeto é a forma como se expressa um carinho. É explicitar o afeto sentido através de um gesto, que pode ser um cafuné na cabeça, um beijinho na testa, um abraço, entre tantos outros. Não só humanos demonstram afeto. Já foi comprovado cientificamente que animais podem expressar afeição com suas ações.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

As consequências envolvem sentimentos de tristeza e vazio que podem, inclusive, contribuir para desencadear um quadro de depressão. Outras sensações comuns são angústia e ansiedade ao ficar sozinho. Além disso, a baixa autoestima também pode trazer muito sofrimento.

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.
  1. Ouvir. Ouvir o que o outro tem a dizer é um gesto de puro afeto. ...
  2. Compartilhar o seu dia. Da mesma maneira que ouvir o que o outro tem dizer é uma manifestação de afeto, o mesmo pode ser dito de compartilhar o seu dia. ...
  3. Abraçar. ...
  4. Aconselhar. ...
  5. Compartilhar algo legal que você viu na internet. ...
  6. Cozinhar. ...
  7. Passear junto. ...
  8. Sorrir.

A seguir, veremos quais são as cinco linguagens que Chapman propõe para expressar amor:

  • Palavras de afirmação. Neste item está o poder da palavra expressa em cartas, conversas, mensagens... ...
  • Dar e receber presentes. Não precisam ser objetos materiais de grande valor. ...
  • Atos de serviço. ...
  • Tempo de qualidade. ...
  • Contato físico.

Como superar a carência afetiva

  1. Reconheça o problema. Adquirir consciência do problema é o primeiro passo para superá-lo. ...
  2. Encare o seu problema sem culpa. Todos nós sempre teremos problemas e desafios a enfrentar. ...
  3. Não sufoque o outro. ...
  4. Concentre esforços para se transformar. ...
  5. Aprenda a confiar.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.

A pessoa com carência emocional visa oferecer tudo de melhor, pois acredita que se desagradar, acabará perdendo seu parceiro. É comum quando se gosta de alguém, não querer desagradá-lo; mas quem sofre de carência afetiva sente essa necessidade em nível extremo e até ao ponto do doentio.

A razão é simples: apesar de o abraço ser confortável para você, o mesmo pode não ser válido para o outro. Segundo especialistas, algumas pessoas levam semanas ou meses para se sentirem confortáveis o bastante para aceitarem – sem relutância – um abraço.

A contação de histórias é um ótimo meio de estimular a afetividade na Educação Infantil. Desde os primeiros meses de vida, quando começam a frequentar a creche, as histórias podem ser uma atividade válida. Elas têm um papel incrível no desenvolvimento cognitivos e na construção de relação entre educadores e alunos.

Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

O amor está acima das emoções e não se reduz a elas.
Ao contrário, o afeto é uma manifestação afetiva em que se expressam, por meio de gestos, palavras e ações, o que se sente pelo outro. No amor, também há uma expressão desse tipo, mas não se trata apenas disso.