Como semear na vida das pessoas?

Perguntado por: vmorais . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Mostre, por meio de palavras e atitudes, que você é uma pessoa que pode fazer diferença na vida das pessoas com quem convive. Surpreenda… e seja surpreendido por aquilo que fez. Quando você semeia, você sempre colhe mais do que aquilo que semeou. Temos expectativa em relação a aquilo que plantamos.

Não semeamos apenas as nossas palavras e ações, mas plantamos o que somos a cada momento, com todas as sementes de nossas emoções, pensamentos e aspectos mais sutis, dos quais muitas vezes nem mesmo estamos conscientes. Quantas vezes não nos empenhamos em conseguir um relacionamento, mas nada acontece?

O ato de semear nos ensina sobre nossos sonhos e projetos. A relação do semeador com a semente e desta com o solo, pode ser comparada com nossa vida, nossos sonhos e a bênção de Deus, respectivamente.

A lei que Deus estabeleceu sobre a colheita é esta: Se você plantar, colherá. Então, querido, é importante que você plante, semeie a sua semente, com a convicção de que também colherá. Eu estou preocupado que você semeie e, com isso, você venha também a colher os frutos daquilo que você semeou.

Trata-se de semear o bem, onde quer que estejamos. Dizer um bom dia com sinceridade, agradecer, sorrir para as pessoas, colocar em relevo o bem que as pessoas fazem, elogiar, saber corrigir com delicadeza e por causa de Deus.

Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

O semeador é aquele que espalha a Palavra de Deus, de toda forma e de toda maneira, proclamando, cantando, pregando, twittando, copiando e passando para outros a semente do Evangelho. Quantos recebem, por intermédio de um texto ou até mesmo de um áudio, a homilia diária, a liturgia diária, a Palavra, o Evangelho!

Uma semente se multiplica na hora da colheita, de uma semente de laranja você não tira uma laranja, você tira vários sacos de laranja. Da mesma forma é a vida, tudo o que você semear será multiplicado. Se você semear bem, retornará bem em abundância. Consequentemente, isso está associado à lei da abundância.

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho.

Não se pode passar da semeadura para a colheita. É preciso cultivar o que se planta com amor e dedicação, com paciência e esperança, com persistência cotidiana. O ritmo frenético e a tendência imediatista dificultam o cultivo paciente e perseverante. É comum querer semear e colher no mesmo dia.

O que você plantou, você vai colher, então procure sempre plantar coisas boas!

Quem planta amor, colhe amizade. Quem semeia alegria, colhe felicidade. Quem planta a vida, colhe milagres.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5)

No livro de Eclesiastes 11:4. “Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará”. Ou seja, se você ficar observando o vento, você nunca vai semear.

Por outro lado, semear para o Espírito significa deixar o próprio Espírito Santo seguir o seu livre curso, produzindo em nós o seu fruto que é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22,23ª NVI), colhendo desta semeadura vida em todos os aspectos.