Como sei se Quebrei o dedinho do pé?

Perguntado por: lmonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O sintoma mais característico é a dor no dedo do pé. O dedo pode ficar arroxeado e apresentar inchaço. Em alguns casos o paciente pode apresentar um hematoma subunguial, que é o sangramento embaixo da unha. Na grande maioria dos casos o paciente apresenta dificuldades para caminhar e para calçar sapatos fechados.

De um modo geral, as fraturas dos dedos ocorrem como resultado de um trauma da mão, num impacto directo ou numa queda. Mesmo uma bola pode causar a fratura de um dedo. Os sintomas são um inchaço e deformação na zona da fratura, dor, formação de hematoma, incapacidade de mover o dedo.

Fraturas comuns dos dedos incluem fraturas por arrancamento e por esmagamento das pontas dos dedos. Quando a ponta de um dedo é esmagada, ela fica sensível e inchada, e a unha pode ficar roxa e elevada. Às vezes, a região fica mais sensível e permanece assim bastante tempo depois que a fratura cicatrizou.

É preciso buscar o médico especialista assim que a lesão acontece, pois em casos de tratamento não realizado de forma correta, pode haver deformidade e até possível perda do movimento do dedo afetado.

As luxações dos dedos ocorrem quando os ossos do dedo saem de sua posição normal. A maioria das luxações de dedos das mãos ocorre na articulação do meio, geralmente quando o dedo é dobrado para trás.

As fraturas geralmente resultam de lesões ou esforço excessivo. A parte lesionada dói (sobretudo quando for usada), fica geralmente inchada e pode apresentar hematomas ou ter aspecto distorcido, flexionado ou fora do lugar.

Um osso quebrado pode causar dor intensa, inchaço, hematomas, deformidades ósseas, impossibilidade de mover a área afetada, formigamento ou dormência. Em casos graves, uma fratura óssea pode causar danos permanentes aos nervos e às estruturas ao redor da área afetada.

Quem alguma vez já quebrou algum osso do corpo sabe que esse tipo de dor é marcante. Os sintomas costumam ser identificados por inchaços e edemas (roxidão), mas nem sempre são tão óbvios assim (tem gente que quebra e só vai descobrir semanas depois numa radiografia).

Na maioria das vezes, ossos quebrados doem - e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.

Consiste numa fratura parcial do osso, quando ele não quebra totalmente, havendo somente uma rachadura. É importante destacar que, do ponto de vista médico, essa lesão não existe. As lesões ósseas são denominadas de acordo com o grau crescente de gravidade, como contusões, microfraturas e etc.

No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores.

Os sintomas das fraturas no são:

  1. Dor intensa, principalmente ao exercer peso sobre a lesão;
  2. Hematomas;
  3. Inchaço;
  4. Deformidade;
  5. Incapacidade de mover o membro.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

A luxação do dedo é um tipo de lesão que gera ruptura e deformidade do tecido conjuntivo que envolve e estabiliza a articulação do dedo. A consequência é o deslocamento dos ossos que formam a articulação. Após o estalido sonoro, os pacientes queixam-se de uma dor intensa e súbita no dedo.