Como segurar a Bandeira Nacional?

Perguntado por: ipacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

1) Descansar: a Bandeira é conservada ao lado do corpo do Porta- Bandeira, com o conto no solo, ao lado do pé direito, a mão direita à altura do ombro, segurando a haste na vertical, com a borda superior da Bandeira segura pelo polegar da mão direita (Fig 20).

Em desfiles militares
Posição de descansar, ombro-armas e em continência. A Bandeira Nacional, quando hasteada junto com outras, deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

A Bandeira Nacional quando suja ou empoeirada pode ser lavada sim. Não só pode, como deve ser lavada, pois o que a lei proíbe é apresentá-la em más condições. Não há na lei proibição para lavar bandeiras em bom estado, sujas ou empoeiradas pela ação do tempo.

"Destruir ou ultrajar a bandeira” e outros símbolos nacionais já foi considerado crime. O Decreto 898, de 1969, previa pena de detenção de 2 a 4 anos para esse tipo de ação. O decreto foi revogado pela Lei de Segurança Nacional de 1978, que definiu a pena de reclusão de 1 a 4 anos.

3) Quatro bandeiras, podendo ser até 3 estrangeiras, a bandeira do brasil deve ocupar o mastro da Direita mais ao centro do dispositivo.

A Bandeira Nacional sempre é desfraldada na posição vertical. A Bandeira Nacional é desfraldada quando a tropa "Apresentar-Arma" e, em marcha, quando "Olhar-à-Direita".

As bandeiras devem atingir o topo de acordo com a ordem de importância, por exemplo, a bandeira nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer, no arriamento, sendo que o momento deve culminar com o término do hino!

Portanto, se a decisão for de que nenhum objeto pode estar presente na fachada, nem a bandeira do Brasil pode ser exposta. “O condomínio é soberano para decidir se pode haver ou não a exposição de qualquer objeto na fachada dele. Se ele decidir que não, nem a bandeira do Brasil pode ser exposta”, afirma.

A ordem de importância das bandeiras segue da esquerda para a direita (visto de frente). Normalmente, bandeiras de associações e entidades não são hasteadas em conjunto com as bandeiras nacionais. Caso isso ocorra, as bandeiras nacionais devem ser maiores e devem ser posicionadas em lugar mais alto dos que as demais.

Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope. Parágrafo único. Quando conduzida em marcha, indica-se o luto por um laço de crepe atado junto à lança.

As Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar.

A primeira das 12 bandeiras históricas utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

A colocação de bandeiras em sacadas e janelas de edifícios só pode ser feita se a convenção do condomínio permitir. Sem isso, pode ser alvo de multa por alteração na fachada. Instalar bandeiras em varandas e janelas de residências em condomínios é proibido, de acordo com o Código Civil.

Instalação simples
É só esticar a bandeira no lugar que você quiser que ela fique pendurada e bater os pregos com um martelo comum ou prender os ganchos. Uma boa dica é pedir para alguém ajudar, pelo menos, na hora em que for bater o primeiro prego para que ela não saia do lugar e a instalação fique torta.

“O entendimento inicial é de que é vedado a qualquer condômino colocar símbolos na fachada do prédio. Ela vai receber uma advertência e se for persistente, o comportamento pode resultar em multa”, adiciona.