Como secar folha de louro para guardar?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Não sobreponha as folhas, para que elas tenham o próprio espaço e sequem uniformemente. Se tiver muitas folhas de louro, use outra assadeira. Não misture as folhas de louro com outras ervas, pois elas terão tempos de secagem diferentes.

3-)Os raminhos de ervas como tomilho, sálvia, louro e alecrim devem ser congelados em sacos plásticos bem fechados.

O chá é uma ótima alternativa para aproveitar todos os benefícios das folhas de louro, sendo considerado uma boa opção para a má digestão, ansiedade e estresse, por exemplo. Ingredientes: 1 folha de louro seca; 1 xícara de água fervente.

Forre uma superfície plana e lisa com folhas de jornal, papelão ou outro material absorvente. Espalhe bem as plantas sobre esta superfície, de maneira a garantir boa circulação de ar, especialmente entre as hastes, onde há maior acúmulo de umidade. Deixe secando e evite o excesso de manuseio.

Se secar no forno ou com um desidratador, use a configuração mais baixa possível. Isso varia muito de acordo com o aparelho, mas, em geral, a secagem no forno pode levar de 30 minutos a uma hora, enquanto um desidratador provavelmente levará de 2 a 4 horas. Pode ser mais longo se você tiver ervas com folhas grandes.

Cada flor ou folha leva um tempo diferente para secar. As gérberas levam de 2 a 3 semanas para ficarem totalmente secas. Já a hortênsia demora de 3 a 4 dias.

Existem vários fatores que podem resultar em uma planta com partes ou toda a folha seca. Os mais corriqueiros são: ar seco, excesso de regas, doenças fúngicas, adubação errada, falta de sol e vaso apertado.

Dobre a outra folha de papel-toalha sobre as ervas (como se estivesse fechando um livro) e leve ao micro-ondas para rodar por 30 segundos em potência alta (se preferir, coloque o papel-toalha sobre um prato raso). Com cuidado, e utilizando um pano (ou luva), retire o prato do micro-ondas.

A planta é utilizada na medicina tradicional, como estimulante do apetite e da digestão, além de ser indicada em casos de dispepsias, flatulência, cólicas, astenias e dores reumáticas, bem como em casos de estados gripais (acompanhados de mal estar e cansaço).

Esse condimento também contém propriedades medicinais, tais qual melhorar digestão e alivio do cansaço. Prepare um chá de folhas de louro na proporção de 15 g de folhas para 1 litro de água, e beba 1 a 2 copos após as refeições.

Para ajudar a conservar as folhas e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nas folhas, ou seja: cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em uma água gelada. A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos ou então, se tiver espaço no congelador, pode guardar as folhas inteiras.

Como mencionamos, essa planta incrível alivia o estresse e ajuda no tratamento da ansiedade. Com isso, é possível diminuir a sua dificuldade de dormir apenas colocando algumas de suas folhas embaixo do seu travesseiro. Quando chegar o momento de se deitar, você pode manter as folhas e dormir normalmente.

Contraindicações: quem não pode tomar o chá de louro? Quando consumido em exagero o louro pode causar sonolência, cólicas abdominais, diarreia e dor de cabeça. O uso tópico pode causar erupções cutâneas e dermatites em pessoas hipersensíveis à planta.

Em várias culturas, existe a crença de que o uso da folha de louro dentro do sapato atrai boa sorte, prosperidade econômica e sucesso, prática que já se popularizou e é realizada especialmente para o início do ano novo.