Como secar as partes íntimas?

Perguntado por: rsalgado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Na hora de secar a vagina após o xixi, preste atenção o movimento que realiza. A maneira correta é passar o papel de frente para trás, ou seja, partindo da região vaginal para o ânus. Isso evita que as bactérias da flora anal entrem em contato com a vagina e causem infecções.

Existem algumas dicas para aquelas que não se sentem confortáveis com a sensação "molhada" no dia a dia. Evitar calças muito apertadas, por exemplo, é uma delas, já que às vezes pode estimular o clitóris. Outra sugestão é usar mais de uma calcinha durante o dia, sempre trocando quando sentir incômodo.

Além das causas hormonais, existem outros motivos que podem estimular a falta de lubrificação vaginal. São eles: infecções na região genital, como candidíase por repetição; uso recorrente de determinados medicamentos (especialmente tratamentos com Isotretinoína, remédios dermatológicos, diuréticos e anticoncepcionais);

Utilize o secador de cabelos para secar a região genital após o banho. Sempre com o ar frio e muito cuidado, o secador pode ser um grande aliado para ajudar a manter as partes íntimas sequinhas.

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

Dermacyd

O Mais Indicado pelos Ginecologistas
O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal.

Após a relação sexual, é normal a vagina apresentar algumas alterações, o que dependerá também da intensidade da relação. Nos casos de elevada lubrificação vaginal, a presença de secreções fluidas após a relação pode ser registrada, sim.

Não é apenas a sensação de euforia que nosso corpo produz nesse momentos, mas também há uma ativação dos fluidos que podem lubrificar o canal vaginal para reduzir o atrito durante a penetração. Portanto, não se preocupe! O surgimento do corrimento tipo água é normal nessas horas!

A dispareunia ou dor durante a relação sexual pode ter causas físicas, biológicas e até emocionais. Por exemplo, dependendo da posição e intensidade da relação, o pênis pode friccionar com muita força o colo do útero e causar cólicas na mulher.

Em geral, é transparente, sem cheiro, tem aspectos parecidos com clara de ovo e não exige nenhuma preocupação. No entanto, a lubrificação vaginal pode ser alterada de acordo com alguns fatores como menstruação, fatores psicológicos, tipo de roupa, entre outros.

Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.

SECREÇÃO VAGINAL
As variações do sabor dependem de descamamentos, cálculos e microbiota. Dependendo dessas bactérias, o gosto será diferente, tendendo para o ácido e salgado.

Nenhum tipo de produto, aliás, deve entrar em contato com a região íntima, segundo especialistas. Cremes, perfumes, talco ou mesmo sabonetes comuns podem provocar irritação, alergia e outros problemas mais graves para a saúde feminina. Usar hidratantes como lubrificantes na hora do sexo tampouco é recomendável.

Estou com assaduras entre as coxa e as partes intimas. Posso passar bepantol pomada? Sim , inicialmente pode passar. Mas assim que puder procure um dermatologista para investigar se não há uma infecção fúngica associada.

A coloração costuma ser mais clara, variando de acordo com o tom da pele, e muitas vezes rosada. Mas assim como os padrões de beleza estabelecidos para o corpo, os atribuídos à vulva passam longe da realidade. A verdade é que existem muitos tipos de ppks, com tamanhos diferentes de lábios maiores e menores.