Como se vestir para ir ao hospital?

Perguntado por: amendes8 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Somente é permitido visitar pacientes e circular no ambiente hospitalar com vestimenta adequada. O uso de roupas sumárias, como shorts, saias curtas, roupas transparentes, bermudas, camisetas, trajes de banho, chinelos e calçados abertos, não é apropriado para o acesso ao hospital.

Algumas marcas que podemos citar nesse sentido são: Modare, Usaflex, Comfortflex, Mr. Cat, Doctor Shoes, entre outras. Aqui a dica também é válida para que evite calçados com o salto e a ponta muito finos, pois além de você se sentir mais cansada em menos tempo, este tipo de sapato também costuma apertar os pés.

Não se esqueça de levar:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS (CNS)
  • Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  • Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

Falar para o médico o maior número de informações possível sobre o problema que o levou à consulta, ajuda-o a fazer o diagnóstico da doença mais facilmente, facilitando a escolha do melhor tratamento.

O que acontece na consulta com o clínico geral? Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, ele faz algumas perguntas. Por exemplo: se já teve alguma doenças, prática de esportes, profissão, uso de remédios, etc. Além disso, pode pedir exames para ver se está tudo certo.

Não carregue o jaleco nas mãos, em cabides, no banco do carro e muito menos vestido no corpo.

Tem sim. De acordo com a Resolução nº 2.069/2014, que tem como objetivo principal tornar mais clara à população a formação acadêmica dos profissionais que atuam na área da Saúde, os graduados em Medicina — e somente eles — deverão grafar no jaleco, antes do seu nome, o termo "médico" em letras maiúsculas.

Você pode apostar nos vestidos, saias, calças de alfaiataria, pantalonas, blusas e camisas em tecidos mais nobres, para fazer uma composição perfeita com o seu jaleco.

Vermelho. A maior de todas as tradições diz que o bebê deve vestir vermelho no dia de ir para casa, segundo a crença esta cor significa proteção e afasta o mau-olhado trazendo boas energias.

Pantufa ou chinelos para circular pelo quarto ou hospital — de preferência, que não escorreguem.

As melhores opções para a primeira roupa do bebê, bem como para acessórios e mantas, são as de composição 100% fibras naturais. Afinal, este material auxilia a regulação térmica e permite que a pele respire. O recém-nascido não consegue regular a temperatura corporal da mesma maneira que o adulto.

O acompanhante do paciente também deve portar uma identificação com foto. Na mala o paciente deve apenas colocar itens essenciais: material de higiene pessoal (shampoo, sabonete,escova de dente, creme dental, desodorante, toalha de banho e de rosto) e roupas confortáveis.

7. Sugerimos aos acompanhantes o uso adequado de roupas no ambiente hospitalar, evitando o uso de short, roupas curtas e calçados abertos, assim, a sua segurança e a do paciente não será prejudicada; 8.