Como se vestiam os bantos?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Melhor veste-se de roupa com chamada por traje africano – devia denominar-se por traje bantu, porque África branca ou o norte do continente é árabe e veste-se de outra maneira. O uso de roupa indecente – calças, calções, minissaia, colã, roupa transparente ou apertada (juste ao corpo) – não é aceite nas culturas bantu.

Os bantus têm um papel significativo na formação cultural brasileira e na identidade nacional, seja pelo legado linguístico, pela cultura popular como as artes manuais e culinária, nas práticas agrícolas ou na origem de ritmos e expressões musicais como o samba, o maracatu, a congada, o jongo e a capoeira.

Os bantus promoveram e mesclaram sua cultura nativa no Rio, com os cucumbis, as congadas e o jongo que são ritmos considerados pais do samba. Na culinária inseriram, o quiabo, o angu, maxixe, jiló, a moqueca de peixe e a feijoada.

O idioma banto com o número maior de falantes é o Suaíle. Outras línguas bantas importantes são o Zulu, o Ruanda-Rundi e o Ndau-Shona. 350 milhões de pessoas falam pelo menos, uma destas Línguas.

Eram povos agricultores (exemplos de plantas de origem africana e que talvez tenham sido cultivadas pelos primeiros povos bantos são: o sorgo, a melancia, o jiló, o feijão-fradinho, o dendezeiro e o maxixe), caçadores, pescadores, coletores e criadores (por exemplo, de galinha d'angola).

Muitos alimentos cultivados e consumidos pelas populações bantos se incorporaram à alimentação cotidiana da população brasileira, como o jiló, a melancia, o maxixe, a galinha d'angola, o quiabo, o azeite de dendê e o feijão-fradinho.

A origem dos bantos teria sido o centro do continente africano, em uma área entre os atuais Chade, Nigéria, Camarões e República Centro-Africana, por volta de 3 mil a 4 mil anos atrás.

África Central

Os bantos são um conjunto de povos que habitavam a África Central nas regiões que hoje compreendem Angola, Congo, Gabão e Cabinda. Apesar das diferenças étnicas, esses povos compartilhavam o mesmo tronco linguístico: eram falantes das línguas bantos.

O uso do termo "bantos" na África do Sul
Na década de 1920, os sul-africanos relativamente liberais, os missionários e a intelectualidade negra começaram a usar o termo "bantus" e termos mais depreciativos (como "Cafre") para se referir coletivamente aos bosquimanos sul-africanos.

A forma de organização da sociedade bantu assenta nos sistemas de parentescos e grupos de filiação baseadas na consangüinidade real ou mística, da qual se exige uma transmissão, de herança e de preferência que as liguem a uma das genealogias biológicas que toda pessoa recebe ou transmite: paterna e/ou materna.

Resposta: os povos bantos trabalhavam a cerâmica, praticavam a agricultura, criavam gado e animais domésticos. Dedicavam-se à fabricação de cestos, tecelagem em ráfia e à extração de sal do mar. Também já dominavam a tecnologia do ferro e da metalurgia.

Swahili

Calcula-se que o Swahili seja a língua dominante falada por 150 milhões de pessoas no continente africano.

1. [ Linguística ] Conjunto de línguas africanas do grupo nigero-congolês em que a flexão se faz por prefixos. 2. Indivíduo que pertence ao grupo dos povos africanos que falam uma das línguas bantas.

Na realidade, a designação “banto” diz respeito à unidade linguístico-cultural de grande quantidade de povos da África Central e Meridional e, “no contexto da imigração forçada para o Brasil (e para as Américas em geral), representam um dos grandes grupos de onde vieram africanos escravizados”.

Objetos como caçamba, camburão, carimbo, moringa, quitanda, sunga, cachimbo têm nomes bantos. O quilombo e a senzala também, assim como bagunça, fofoca, muamba, miçanga, muvuca, muxoxo, marimbondo, cabaço, calango etc.

O termo bantu, plural de muntu, com o significado de povo, foi proposto em 1862 por Wilhelm Bleek para a família linguística que descobrira ao estudar as línguas sulafricanas e avançou a hipótese do enorme número de línguas com características comuns terem tido origem numa única língua que denominou de protobanto, ...

Os bantos foram povos que se desenvolveram na região ao sul do deserto do Saara. Este povo era isolado, economicamente flanado, pois não tinham saída para o mar. Mesmo assim, eles desenvolveram uma economia prospera voltada para a caça, pesca, e coleta de alimentos.

Os povos bantos acreditavam que as almas dos mortos tinham que atravessar a grande massa de água para se encontrar com seus antepassados, sem contudo abandonar completamente o mundo dos vivos. Isso porque a morte era entendida não como extermínio do ser, mas como diminuição de sua energia vital.

A África é o berço da humanidade, pois há indícios de que o continente foi o primeiro a ser habitado por humanos. Nele foram encontrados diversos fósseis que comprovam essa teoria e também possibilitaram o estudo da evolução humana.

Chinês mandarim: o idioma com mais falantes nativos
Com 918 milhões de falantes nativos, é a língua com mais falantes nativos do mundo, embora se somarmos a esta cifra os falantes de mandarim como língua estrangeira, este número chega a 1,12 bilhão, o segundo idioma mais falado no mundo.