Como usar o anel solitário junto com a aliança?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Caso o solitário tenha sido um presente do noivo/marido, o ideal é que seja usado no mesmo dedo da aliança. Sendo a aliança colocada primeiro e o solitário em seguida. Afinal, após o uso o solitário volta para caixa e a aliança nunca deve sair do dedo. O solitário pode ser ainda, combinado com outros anéis.

Na ocasião do noivado, o noivo colocará o anel no dedo anular da mão esquerda da noiva e no dia do casamento, antes de ir para a igreja, ela deverá passá-lo para a mão direita. Ele permanecerá neste dedo (da mão direita) após o casamento, já que a aliança será usada na mão esquerda.

O anel aparador de aliança se trata de uma joia utilizada junto com a aliança, estando no mesmo dedo que ela. É algo opcional, que é usado para ter mais conforto no uso da aliança de casamento ou por motivos puramente estéticos.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

Afinal muitas noivas ficam na dúvida se deve ser usado o anel primeiro seguido da aliança, ou vice e versa. Mas acredite se quiser: não existe uma ordem correta. Elas podem ser usadas de ambas as formas, o que importa é que fiquem confortáveis no dedo ao serem utilizadas juntas.

Além do mais, não existe muita regra, essa joia pode ser usada de muitas maneiras e combinar com diversas peças. É possível utilizar o anel solitário sozinho, com anel aparador ou com mixes de anéis.

Apenas as alianças de ouro são usadas na mão direita antes do casamento, passando para a mão esquerda no dia do enlace. Esta é a única tradição existente. Os demais anéis de noivado podem ser usados na mão que a pessoa preferir.

Esse anel, geralmente um solitário de brilhante, é entregue pelo pai da aniversariante e é usado em sua mão direita, no dedo anelar ou médio.

O que fica especialmente elegante é usar anéis nos polegares e indicadores, especialmente se misturar peças mais delicadas com peças mais grossas. Outra combinação bastante comum é usar um em cada dedo e, nesse caso, opte por itens mais finos e minimalistas e uma peça mais marcante.

Abaixo o juramento tradicional: “recebo-te por minha esposa, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

Você pode combiná-las em um mesmo dedo, as variações de gemas que ficara super fofo. Agora se você prefere pedras maiores, o interessante então é usar as pedras em dedos diferentes. Se for uma pedra muito grande e chamativa, é melhor optar por uma gema colorida e a outra neutra com cristais e zircônias.

Por essas e outras tradições, o anel solitário é considerado símbolo de amor. E, quase sempre, essa joia é usada no dedo anelar da mão esquerda. O motivo é uma crença da antiguidade egípcia de que, nesse dedo, estaria localizada a “vena amoris”, única veia das mãos ligada diretamente ao coração.

O uso do aparador é uma tradição ao redor do mundo e que tem caído cada vez mais no gosto das brasileiras. Algumas vezes, a joia escolhida para aparador é um anel de família, que passa de avó para mãe, que passa para filha. Em outras, o solitário ganha um novo significado e fica junto à aliança de casamento.

A princípio, o anel aparador era usado somente pelas mulheres que estavam com o pé no altar. Em outras palavras, as noivas. Entretanto, a sua presença foi sendo disseminada, até que as pessoas casadas também aderiram ao detalhe para a composição do dia a dia.

Por tradição, daminhas e pajens costumam ter a importante função de levar as alianças até o celebrante do casamento.