Como se usa o coringa no baralho?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

A carta coringa tem a função de movimentar o jogo, cada jogador fica, pelo menos, uma rodada (quantas rodadas forem necessárias para o jogo terminar) com o coringa na mão, obrigando os jogadores a soltar as cartas para os adversários. jogadores não podem saber qual carta foi descartada.

O jogo exige um curinga, que será a carta virada pelo jogador anterior ao carteador quando este "corta" o baralho. O curinga será a carta imediatamente superior á carta virada (se virar 2 de ouro, o curinga será 3 de ouro). O curinga poderá ser usado como qualquer carta do jogo.

O jogo Pife é jogado com dois a oito participantes, que jogam de forma individual. Baralhos - dois tradicionais de 52 cartas, sendo que as cartas dos curingas (Jokers) não são utilizados.

No Brasil, a palavra é bastante usada para a carta do baralho que muda de valor e combinação dependendo do local em que é colocada em um jogo. Mas também pode se referir a um bobo da corte: uma pessoa esperta, engraçada, sem escrúpulos e polivalente.

Você pode jogar um Curinga na sua vez, mesmo que tenha outra carta que combine na mão. Se o Curinga for virado no começo da partida, a pessoa à esquerda daquele que distribuiu as cartas escolhe com qual cor o jogo deve começar.

Coringa: Todas as versões em live-action do vilão do Batman, do pior ao melhor

  1. 1 - Heath Ledger.
  2. 2 - Joaquin Phoenix. ...
  3. 3 - Jack Nicholson. ...
  4. 4 - Cesar Romero. ...
  5. 5 - Cameron Monaghan. Onde apareceu: Gotham (2014-2019) ...
  6. 6 - Jared Leto. Onde apareceu: Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça de Zack Snyder (2021) ...

Origem da figura do Joker no baralho de poker
Acredita-se que esta carta equivale à figura do Louco do Tarot. Esta figura representa a autoconfiança para conseguir tudo o desejado e superar qualquer obstáculo que apareça no caminho.

A carta Joker em Euchre, como Best Bower, é semelhante à carta o Louco, pois não pertence a nenhum naipe em particular, mas é classificada como a carta mais alta de todos os naipes.

As cartas de baralho tradicional são numeradas de 2 a 10. O restante é figurado em ás (A, que equivale a um), valete (J, correspondente ao número 11), dama (Q, vale 12), rei (K, vale 13) e o coringa, ou joker, que garante benefícios a quem fica com ela.

Cada rodada é um jogo, ou seja, quem completou a sequência ganha e recomeça a partida. E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.

O principal objetivo da brincadeira é formar uma quadra (quatro cartas iguais com naipes diferentes) e virá-las com a face para baixo na mesa de forma discreta. O último jogador que perceber, perde a rodada e começa a formar a palavra “burro”, letra por letra. Quem formá-la inteiramente perde o jogo.

Baralho francês de 52 cartas
Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em muitos jogos, os coringas não são usados.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

A canastra de coringa vale 500 (Quinhentos) pontos. Todo jogo com coringa, não será canastra real, e só pode ser colocado um coringa em cada jogo. Não vale um az e dois coringas.