Como se usa a pomada Proctan?

Perguntado por: lfreitas6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Como usar Proctan?

  1. Recomenda-se aplicar na área afetada, 2 a 3 vezes ao dia.
  2. Para o tratamento de hemorroidas internas, é necessário usar o aplicador.
  3. Com a diminuição dos sintomas, uma aplicação ao dia ou a critério médico.

Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.

Durante quanto tempo? Em caso de crise ligeira e controlada a partir dos primeiros sinais, dura geralmente 5 a 6 dias(3).

[ALÍVIO DAS DORES E INCOMODO] Age no local inflamado proporcionando alívio rápido na irritação, dor e incômodo. [ACETATO DE HIDROCORTISONA + CLORIDRATO DE LIDOCAÍNA + SUBGALATO DE BISMUTO +ÓXIDO DE ZINCO] Atuam reduzindo a inflamação com efeito anestésico e secativo.

Como o Proctan funciona? Seus componentes atuam combatendo a dor, o efeito anestésico e secativo reduzem a inflamação e agem diretamente em fissuras, eczemas, dores e sangramentos na região afetada.

Banhos de assento, mudança na alimentação e ingestão de muito líquido para um melhor trânsito intestinal, evitar exercícios físicos, suspensão do uso de papel higiênico e outros métodos que possam irritar ainda mais a região são algumas das medidas que podem ser tomadas em casa antes de se consultar.

“As hemorroidas externas se caracterizam mais por uma saliência na região externa do ânus”, explica o coloproctologista Fernando Valério. Já a hemorroida interna fica dentro do corpo, mas pode ser exteriorizada depois de evacuações ou de esforço físico.

HEMORROIDA: O QUE NÃO SE DEVE FAZER EM CASA

  • Nunca fure a hemorroida com agulha ou outro instrumento cortante. ...
  • Nunca use medicamentos locais por conta própria. ...
  • Não tente aliviar a crise com alternativas que podem machucar a região. ...
  • Não acredite em receitas milagrosas com ingredientes caseiros.

Proctan é uma pomada formulada com 4 ativos que, quando combinados, proporcionam alívio rápido dos sintomas da hemorroida, tais como inflamação, coceira, dor, sangramentos e saliências.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

As principais causas da hemorroida inflamada são: Prisão de ventre (fezes ressecadas); Diarreia (acidez das fezes);

O tratamento para as hemorroidas pode ser: – tópico ou local, com pomadas e supositórios; – cirúrgico, para retirada das veias doentes (hemorroidectomia).

Conheça os principais sintomas

  • Sangramentos;
  • Coceira no ânus;
  • Inchaço ao redor do ânus;
  • Dor anal ao andar ou sentar;
  • Saliência perceptível no ânus;
  • Dor ou ardor durante ou depois de defecar;
  • Líquido esbranquiçado saindo do ânus no caso de hemorroidas internas.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Proctosan? Informar ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis como: erupção cutânea, urticária ou angioedema por reação alérgica.

O grau 1 é quando não há prolapso (exteriorização) da hemorroida; O grau 2 é quando há exteriorização, mas o retorno da hemorroida acaba sendo espontâneo; O grau 3 é quando é necessário um auxílio manual para o retorno normal da veia; E o grau 4 é quando a hemorroida não retorna nem com o auxílio manual.

Em geral, retornam espontaneamente para dentro do canal anal. Porém, quando são muito grandes, há necessidade redução digital, ou seja, empurrar a hemorroida para dentro do canal anal. Nódulos dolorosos de início agudo são chamados de trombose hemorroidária externa.

Faça compressas de gelo. Elas ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o inchaço.

4) Hemorroida externa volta? Também na maioria dos casos a hemorroida externa não volta, principalmente depois da cirurgia. Mas não é uma regra. Algumas pessoas têm crises frequentes devido a estresse, um dos maiores motivos, outras não tiveram na cirurgia, enquanto outras nunca mais voltam a ter.

Deixe de consumir bebidas gaseificadas, queijos curados, café, bebidas alcoólicas, glúten, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles. A pimenta deve ser usada com moderação – ela pode agravar a dor.

A doença pilonidal (apesar de não ser uma DAR, por envolver a região glútea, pode ser confundida com uma “hemorroida”) consiste em uma infecção subcutânea na metade superior da prega glútea.