Como se trata a un cliente difícil?

Perguntado por: ataveira9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Uma boa ação para tratar com clientes difíceis é saber dizer não e impor limites. Tudo deve ser realizado por uma conversa clara, que demonstra empatia e proatividade em ajudar. Muitas vezes, a insatisfação ocorre após a compra, logo ter um pós-vendas eficaz ajuda a eliminar esse tipo de situação.

Boa leitura!

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. Ninguém falha de propósito, no entanto, erros acontecem. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

7 dicas de como encantar o cliente:

  1. Saiba tudo sobre seu cliente.
  2. Mostre para ele que você o conhece muito bem.
  3. Faça seu cliente se sentir à vontade.
  4. Prove ao seu cliente que ele pode confiar em você
  5. Inicialmente, atenda às suas necessidades.
  6. Depois, surpreenda-o: supere suas expectativas.
  7. Não deixe essa experiência terminar.

Dicas para atendê-lo: Mostrar paciência, não tomando como pessoais às críticas que ele possa fazer; Dar toda a atenção que ele deseja; Evitar discutir ou dar motivos para tanto; Apelar para seu ego, de modo a desarmá-lo em suas tentativas de argumentação; Procurar resolver os problemas por ele apresentados.

  1. Não leve as coisas para o lado pessoal. ...
  2. Acerte a brevidade do cliente difícil. ...
  3. Mantenha o controle da call. ...
  4. Seja um bom ouvinte. ...
  5. Seja positivo independente do humor dele. ...
  6. Não pressione o possível cliente. ...
  7. Pergunte se há um momento melhor para se falarem.

O cliente jogador cansado
De todos os tipos de clientes, este é um dos mais difíceis. Ele admite que a sua empresa tem uma necessidade para o seu produto ou serviço, mas não consegue ser convencido a preencher o cheque e, por isso, continua investigando opções e alternativas.

Como lidar com clientes tóxicos?

  1. Seja paciente. Sim, é uma dica simples. ...
  2. Não deixe que a toxicidade do cliente chegue a sua equipe. ...
  3. Não ceda a valores absurdos. ...
  4. Entregue o produto ou serviço ao alcance da sua empresa. ...
  5. Apresente soluções que dependam pouco do cliente. ...
  6. Monitore seus canais para gerenciar o cliente tóxico.

O que é um cliente tóxico? É aquele cliente que esgota a sua energia, que está sempre reclamando, criando problemas e deixando os membros da sua equipe desmotivados. Um cliente tóxico age como se fosse ele quem mandava na sua empresa e não você.

Como lidar quando nem sempre o cliente tem razão?

  1. Entenda as reais necessidades e intenções dos clientes. ...
  2. Seja claro ao comunicar-se com os clientes. ...
  3. Pratique a escuta ativa. ...
  4. Mostre conhecimento no assunto. ...
  5. Tenha valores bem definidos e os exponha para seus clientes.

5 dicas de como perder o medo de vender por telefone

  1. Crie um momento de intervenção da felicidade. ...
  2. Mude seu diálogo interno. ...
  3. Seja agradecido pelas suas conquistas. ...
  4. Conheça sobre o mercado e produto. ...
  5. Tenha perguntas planejadas.

Enfrentando o nervosismo

  1. Escuta. A primeira coisa a se fazer é escutar atentamente o que o cliente tem a dizer. ...
  2. Agilidade. Demonstre interesse em resolver o problema. ...
  3. Empatia. Coloque-se no lugar do cliente, certamente, isso o ajudará a compreender o sentimento dele e resolver o problema com mais afinco. ...
  4. Sinceridade.

Como responder um cliente insatisfeito?

  1. “Eu entendo o seu problema e não irá se repetir”;
  2. “Lamentamos sua experiência ruim no nosso estabelecimento. ...
  3. “Entendemos a sua infelicidade e estamos trabalhando o mais rápido possível para resolver”;
  4. “Nos importamos com seu ponto de vista e vamos resolver seu problema.

O atendimento precisa considerar todas as razões que justificam o fato de ele se encontrar decepcionado. Por trás da reclamação, o cliente espera receber da empresa uma demonstração de empatia, ou seja, ações que apontem para a solução do seu problema e que mostrem que ele é importante para a companhia.

Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar.

Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade. Além disso, é recomendável contar com uma tecnologia que ofereça o melhor suporte ao cliente e aos seus funcionários.

A mente do cliente é conquistada por percepções e não por produtos ou serviços. E a melhor forma de gerar percepções positivas é através de experiências positivas. A interação de um cliente com a marca ou empresa gerará um relacionamento muito forte.