Como se tornar uma pessoa diurna?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

7 passos para você se tornar uma pessoa diurna

  1. Pare de usar o modo soneca. Quem nunca usou o botão da “soneca” para “descansar” mais um pouquinho? ...
  2. Pense em algo que você é grato. ...
  3. Use “sessões escuras” antes de ir dormir. ...
  4. Acorde e se mexa. ...
  5. Beba água. ...
  6. Escreva algo. ...
  7. Desenvolva uma rotina.

É por isso que algumas pessoas são mais ativas durante o dia, e outras, à noite. A melatonina, hormônio que também induz o sono, é responsável por administrar essa energia. Ela é liberada no escuro e determina em que momento do dia estamos mais despertos e, portanto, somos mais produtivos.

Contudo, existe um perfil, conhecido como notívago, que é formado por indivíduos que se sentem mais ativos no turno da noite e preferem dormir durante o dia. Eu, por exemplo, adoro trabalhar no período na noite e, muitas vezes, até mesmo de madrugada, pois me sinto bem e muito produtivo nestes horários.

Isso porque, ao ficar acordado, realizando diversas atividades com o passar da madrugada, você se sente mais estimulado e o seu cérebro te presenteia com ideias genais. No final das contas, tudo é mais prazeroso durante a madrugada. Afinal, as melhores coisas que fazemos na vida é a noite, não é mesmo?

Estudos anteriores sugeriram que os com hábitos noturnos têm um risco maior de mortalidade e uma propensão a comportamentos mais nocivos à saúde. Porém, vale destacar que a causa não está relacionada com o tempo, mas sim com a associação a vícios ruins relacionados a uma rotina noturna, como alcoolismo e tabagismo.

Indivíduo que admira a vida noturna; que prefere conviver à noite. Etimologia (origem da palavra notívago). A palavra notívago deriva de noctívago, derivada do latim "noctivagus,a,um", com o sentido "que anda sem rumo durante a noite".

Virar a noite costuma deixar as pessoas mal humoradas e irritadiças, isso todo mundo sabe. Acontece que quando uma pessoa fica sem dormir, ela também pode entrar em um estado de euforia que leva à perda da capacidade de tomar decisões e a comportamentos abusivos e viciantes.

Por isso, confira uma sugestão de rotina matinal que irá te ajudar a combater a preguiça e ter um dia muito mais produtivo:

  1. Evite o botão de soneca do despertador. ...
  2. Beba um copo de água logo pela manhã ...
  3. Faça alongamentos corporais. ...
  4. Tome um banho ou refresque o rosto com água. ...
  5. Não pule o café da manhã

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

De manhã o foco e a concentração encontram-se elevados, com isso você aproveita melhor seu tempo. Além de reduzir a ansiedade por não precisar se preocupar mais com conseguir ou não realizar algo.

Siga a leitura e conheça 4 dicas de saúde para que você tenha uma maior qualidade de vida enquanto realiza o trabalho noturno.

  1. Adapte seu ambiente de descanso. ...
  2. Dê mais atenção à sua alimentação. ...
  3. Durma sempre no mesmo horário. ...
  4. Procure acompanhamento médico.

Então, não é possível mudar o cronotipo, mas é possível realizar tarefas que não se adaptam ao seu cronotipo.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

Os pesquisadores concluíram que para diminuir esse risco o horário mais adequado para dormir das pessoas cuja duração do sono é de 6 a 8 horas por noite é entre 22h01 e 23h00. Acordar tarde também pode ser um problema.

Mas a verdade é que as pessoas da noite são tão produtivas quanto as da manhã - elas simplesmente possuem picos de energia em janelas de tempo diferentes. Nosso organismo é regulado pelo claro e escuro, ou seja, dia e noite.

Cientistas descobriram que isso é culpa da genética. Você é daqueles que acordam antes do nascer do sol, com um sorrisão no rosto? Ou não suporta levantar da cama todo dia para trabalhar? De acordo com uma nova pesquisa, ser notívago ou madrugador é uma questão genética.

Atividades relaxantes que precedem o momento de dormir podem ser benéficas para a qualidade do sono. Tente tomar um banho, ler um livro, assistir à sua série favorita ou praticar exercícios relaxantes antes de se deitar. Mas permaneça longe de aparelhos eletrônicos por pelo menos 30 minutos antes de se deitar.

À noite, os noctívagos atingem elevados picos de energia
Os noctívagos atingem um pico de energia extraordinário durante a noite. Neste momento, sentem-se revigorados e prontos para trabalhar. Empresas devem estar atentas para esta categoria de pessoas, muito encontradas nas novas gerações.