Como se tornar uma marca de luxo?

Perguntado por: ipacheco . Última atualização: 2 de maio de 2023
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São muitos fatores, muitos mesmo, mas os principais, resumidamente são:

  1. Sensação de escassez.
  2. Branding e identidade visual ÚNICA.
  3. Qualidade superior.
  4. Tradição e alta reputação.
  5. Aspecto artesanal.
  6. Feita para ser exposta, mas nem tanto.
  7. Usufrui de uma camada alta da sociedade como "propaganda"

Criar uma marca desejada é possível, através do branding, ou seja, a gestão que envolve vários elementos, como a identidade visual, a comunicação com o público (tom de voz), o atendimento de clientes da empresa. O posicionamento também está intimamente relacionado com os valores da sua marca.

O processo de criação de uma marca pode ser feito em 7 passos:

  1. Analisar seu público-alvo e seus concorrentes.
  2. Definir o foco e a personalidade.
  3. Escolher o nome de sua empresa.
  4. Criar um slogan.
  5. Definir a identidade visual.
  6. Criar seu logotipo.
  7. Usar sua marca em toda a empresa.

Apesar dos custos envolvidos, o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação refletirá no futuro fluxo de caixa da empresa. Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca.

De acordo com especificação de produtos e serviços selecionada nas listas do próprio INPI (com especificação pré-aprovada), o custo para registrar uma marca é de R$ 355.

O valor em 2021 é de R$ 298,00 para pessoas físicas e micro e pequenas empresas. Esta taxa envolve a emissão do certificado de registro da marca, que é válido por dez anos, podendo ser renovado após este período.

Isso pode custar em torno de R$ 30 mil. Se você optar por um e-commerce, criando sua loja em plataformas online como Loja Integrada seus gastos serão menores, mas é necessário investir em estoque, identidade visual e marketing.

As empresas de luxo operam em um território competitivo. Gerenciam suas marcas promovendo a “raridade” de seus produtos e serviços mas, ao mesmo tempo, expandem seus segmentos de mercado geográfica e socialmente com produções em série e ampla distribuição.

São pessoas de famílias tradicionalmente ricas e consideradas a classe mais alta de consumo. Esses consumidores buscam exclusividade e desejam se destacar das demais classes, sobretudo das classes que eles consideram inferiores, mas que também são consumidoras de luxo, como você verá a seguir.

Como construir uma marca premium

  1. Transmita confiança. As marcas premium são isso mesmo, premium. ...
  2. Certifique-se de comunicar qualidade. Comparação entre o posicionamento das marcas Cacau Brasil e Kopenhagen, ambas da mesma empresa. ...
  3. Dê muita importância ao design e aos canais.

Existem dois elementos fundamentais para uma marca forte: valores emocionais e práticos. Lembre-se: sua marca existe na mente dos consumidores. Ela é a soma de pensamentos e sentimentos que eles têm da sua empresa. Por isso é preciso repassar o que a sua empresa acredita para essa percepção que os clientes têm.

Uma marca de sucesso é uma marca que transmite valor de acordo com as expectativas do seu público, trabalha de forma ética e transparente, tem conhecimento do seu consumidor e, portanto, trabalha esforços de marketing e comunicação de maneira eficiente.

Ter uma marca única significa que você possui elementos que te diferenciam dos demais negócios do seu mercado e, assim, te destacam meio a tantas opções que, podem até oferecer o mesmo produto ou serviço que você, mas não da mesma maneira.

O passo a passo para criar a sua marca

  1. Faça uma pesquisa prévia. A primeira coisa a se fazer é entrar no site do INPI e verificar se a marca que o empreendedor deseja registar já não existe. ...
  2. Entenda o que pode ser uma marca. ...
  3. Cadastro no INPI. ...
  4. e-Marcas.

5 dicas para criar um nome de marca

  1. Organize uma sessão de brainstorming. Antes de qualquer coisa, é preciso tirar as ideias da cabeça e colocar no papel. ...
  2. Seja claro e objetivo. ...
  3. Sua marca deve ser exclusiva. ...
  4. Pense no futuro. ...
  5. Verifique se o nome escolhido não está registrado.

Para uma empresa solicitar sua marca, é necessário que ela possua um CNPJ, já que um dos pré-requisitos para tal requerimento é que o empresário exerça de modo lícito e efetivo a sua atividade. Assim, não é permitido solicitar uma marca em nome de uma empresa que ainda será aberta.

A pessoa física pode requerer o registro de marca, desde que comprove a atividade exercida, através de documento comprobatório, expedido pelo órgão competente. Verifica-se a habilitação profissional diante do órgão ou entidade responsável pelo registro, inscrição ou cadastramento.

Para fazer o registro de marca, a pessoa interessada deve apresentar os documentos exigidos ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Além de documentos que identifiquem a pessoa física – CPF, RG – é preciso também apresentar documentos que comprovem a atividade do solicitante.

O preço médio nacional de um design de logotipo pode ser entre R$ 600,00 e R$ 1.500,00, embora dependendo de vários fatores, como o tempo estimado para Isso, bem como o número de revisões, entre outros aspectos, pode fazer com que o preço varie.