Como se tornar um piloto de caça no Brasil?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

Para se tornar um piloto de caça é necessário ingressar na Academia da Força Aérea, no quadro de aviação. São duas as maneiras de ingressar na renomada instituição militar: concurso militar de nível médio (AFA) e concurso militar de nível fundamental (EPCAR).

Considerando bônus e remunerações extras, um Piloto da Marinha do Brasil pode receber um salário total médio de R$16.000 . Veja todos os salários de Piloto para comparar esse valor com o mercado.

No cargo de Piloto de Aeronaves se inicia ganhando R$ 5.000,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 9.029,00.

Não é fácil se tornar um piloto de caça. Primeiro, você precisa passar em um concurso muito concorrido, além de ser aprovado em exames físicos e médicos rigorosos.

O artigo 23 limita a jornada do aeronauta a 11 horas diárias para tripulação simples, 14 horas diárias para tripulação composta e a 20 horas diárias para tripulação de revezamento.

Posição confortável no continente
Estados Unidos - 13.247 unidades. Brasil - 679 unidades. México - 469 unidades.

As regras da USAF atualmente estipulam que os pilotos devem estar entre 1,62 m e 1,90 m quando em pé e ter uma altura de assento de 86 a 101 centímetros.

A formação do piloto da FAB tem duração de 4 anos.
Inicialmente, são ministradas diversas aulas e provas teóricas que visam preparar os cadetes para o voo. No segundo ano, os cadetes pilotam o T-25 e aprendem as manobras e acrobacias referentes à aeronave.

O candidato realiza uma prova de múltipla escolha, contendo questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Física e Redação. Ao todo são 64 questões objetivas, sendo que são 16 para cada uma das disciplinas.

O concurso AFA, de âmbito nacional, ocorre anualmente e oferta vagas de nível médio para cursos de nível superior da fase de Formação do Ensino Aeronáutico como os cursos de formação de Oficiais Intendentes (CFOINT), Oficiais Aviadores (CFOAV) e Oficiais da Infantaria (CFOINF).

Para isso você pode ingressar na Marinha por meio da Escola Naval ou pelos concursos voltados para os candidatos que possuem nível superior. Para se tornar piloto, o oficial deve possuir o diploma do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAVO).

Se tornar piloto não é barato. Você pode até economizar. Ao invés de realizar cursos técnicos, você pode estudar por conta e fazer a prova da Anac. Mas o que pesa mesmo são as horas de voo que passam facilmente dos R$ 500 por hora.

Por maioria, a Turma negou o pedido de uma concorrente a vaga no Curso de Formação de Oficiais Intendentes da Aeronáutica. O edital da prova estabelece a altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens que pretendam ingressar na carreira.

Segundo dados da Força Aérea Brasileira (FAB), um piloto de caça ganha quase R$ 11 mil se for de nível avançado (R$ 10.585, o valor exato).

Ao se formar na AFA, os Cadetes se tornam Aspirante a Oficial e seguem para a cidade de Natal (RN), onde passam um ano recebendo instruções no Programa de Especialização Operacional (PESOP) na aviação de combate escolhida ao final do quarto ano da academia: Caça; Asas Rotativas; Transporte; Patrulha ou Reconhecimento.

Você sabe quanto ganha um piloto de avião nos EUA? A remuneração da categoria em céus americanos varia entre 200 mil a 300 mil dólares por ano, o que dá de 66 mil a 100 mil reais por mês.

2º Sargento: R$ 4.770,00; 1º Sargento: R$ 5.483,00; 2º Tenente: R$ 7.490,00; 1º Tenente: R$ 8.245,00.