Como se tornar um observador da mente?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Aprendendo os hábitos de um bom observador

  1. Olhar é quando você vê algo sem a intenção de usar mais tarde. ...
  2. Observar é olhar em volta e manter aquilo em mente para lembrar depois, tentar entender o sentindo ou questionar.
  3. Dedução é quando você separa os detalhes importantes dos que não o são após observar algo.

Experimente ir a locais públicos e “apenas” observar tudo o que puder no ambiente ou escolha um tema, depois tome notas do que chamar a atenção e converse com outras as pessoas sobre as descobertas e suas hipóteses. Uma das mais fascinantes Observações é mesmo a do comportamento humano.

Quando você começa a observar mais, é possível prever potenciais problemas no trabalho, na família, nos relacionamentos, entre outras possibilidades. Isso porque com a observação somos capazes de enxergar pequenos “erros” que possam impactar no resultado final de uma ação.

a) Observação simples; b) Observação participante; c) Observação sistemática. O pesquisador permanece alheio à comunidade, grupo ou situação que pretende estudar, observando de maneira espontânea os fatos que aí ocorrem.

O Observador
As pessoas observadoras são centradas na mente, têm uma curiosidade pelo entendimento, tornando-se planejadores extremamente racionais. O vício emocional é a avareza, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude pouco expressiva e auto-imagem lógica e prudente.

Os indivíduos com o tipo de personalidade 5 no Eneagrama são frequentemente chamados de “o Observador” ou “o Reservado“. Eles são altamente analíticos, curiosos e têm uma necessidade de conhecimento e compreensão.

Um observador (também conhecido como inspetor de tráfego ou sinaleiro) é alguém que dirige o movimento nas instalações e veículos em ou ao redor de um local quando considerado necessário por uma avaliação de risco. QUANDO UM OBSERVADOR PODERÁ SER NECESSÁRIO?

Observar pessoas e situações é uma habilidade incrivelmente útil. Pode dar a vantagem de reconhecer pequenos padrões de comportamento. Dessa forma, você poderá se adiantar a situações tanto em ocasiões casuais, entrevistas de emprego, apresentações ou em qualquer outro ambiente.

Aprendendo a ouvir mais

  1. Seja Humilde. Pergunte para as pessoas com quem você se relaciona se, na percepção delas, você é uma pessoa que sabe ouvir;
  2. Reconheça a necessidade. ...
  3. Enxergue os ganhos. ...
  4. Treine. ...
  5. Avalie resultados. ...
  6. Repita o processo. ...
  7. Comemore.

Dicas para ser um bom observador

  1. Eliminar as distrações;
  2. Prestar atenção aos detalhes;
  3. Não ter pressa;
  4. Tirar foto das coisas que vê diariamente;
  5. Exercitar a memória;
  6. Meditar.

2 espectador, testemunha, observante, assistente, presenciador, olhador, olheiro, espreitador.

Outra desvantagem do uso da observação direta na pesquisa de campo é que os comportamentos observados podem ser incomuns ou atípicos. Sendo um método interpretativo, o pesquisador deve fazer sentido e ordenar suas observações.

A observação em psicologia tem por objetivo capturar o que não é visível a olho nu, ou seja, o que determina, orienta e o que poderia explicar os comportamentos. Não se pode ficar limitado àquilo que foi visto e à sua descrição.

A primeira etapa, “observação da realidade”, é composta por uma unidade de estudo ou tema. Os alunos são orientados a olharem o contexto no qual estão inseridos, registrando os detalhes que fazem parte da ligação entre o contexto e a unidade de estudo e/ou o tema escolhido a ser trabalhado (BERBEL, 1998).

3. Para que a observação pessoal seja escolhida como a técnica mais adequada para o levantamento das informações de um processo, deve-se levar em conta vários aspectos. Escolha o único aspecto correto: C.