Como se tornar um canhoto?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

A chave para se tornar canhoto é a prática consistente. Quanto mais você usar a mão esquerda, mais confortável se sentirá com ela. Tente usar a mão esquerda para todas as tarefas diárias e, com o tempo, ela se tornará natural. A mudança de destro para canhoto não é apenas física, mas também mental.

Pode ser considerado que sim, pois cerca de 10% da população humana é canhota, ou seja, no geral, uma em cada grupo de dez pessoas. A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será canhota ou destra. O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos).

O que sabemos é que apenas cerca de 10% da população mundial é canhota — e que não há uma divisão igual entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres. Algumas pessoas ficam bastante entusiasmadas com a proporção 90:10 e se perguntam por que não somos todos destros.

VANTAGENS DE SER CANHOTO
Isso acontece porque, por comparação aos destros, que utilizam maioritariamente os recursos do hemisfério direito, os canhotos servem-se dos dois hemisférios cerebrais. Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação.

A designação “canhoto”, traduz uma expressão idiomática do hebraico que literalmente significa “restringido em sua mão direita”, embora essa não seja uma expressão hebraica usual para significar “canhoto”.

Isso por que alguns estudos mostram que os canhotos são mais criativos e poderiam ter uma ligeira vantagem nos esportes, jogos e uma série de atividades que envolvam estímulos, lançamentos simultâneos ou até mesmo rápidas sucessões. Já os destros, sofrem menos com dislexia e gagueira, por exemplo.

A ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo.

Os canhotos provavelmente passam por algumas dificuldades que os destros nem imaginam, como se adaptar às carteiras que são especificamente feitas para o apoio do braço direito, o posicionamento dos mouses, o formato do abridor de latas, entre muitas outras situações.

Canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.

Entre as possíveis causas da menor expectativa de vida, os pesquisadores apontam o maior risco de sofrer acidentes por parte dos canhotos.

Ele é um dos principais vocalistas do BTS. Jungkook é canhoto.

No rol das desvantagens são apontadas a discriminação e a falta de objectos adaptados a canhotos como as cadeiras escolares, as tesouras, os cadernos de argolas, o teclado do computador ou mesmo os smartphones.

EUA

Os EUA têm o maior número de canhotos, só Nova York, reúne 12,8% deles.

Eles mostraram que a prevalência de canhotos se situa entre 9,34% (usando o critério mais rigoroso de canhoto) e 18,1% (usando o critério mais brando de não destros). A melhor estimativa geral é de 10,6%.

Alguns canhotos escrevem com a mão esquerda, mas chutam com o pé direito, por exemplo. Isso acontece porque os canhotos têm conexões cerebrais um pouco diferente da dos destros. “As pessoas que são canhotas são mais bilaterais do que as destras.

Podemos dizer que uma pessoa canhota é aquela que tem a dominância ou preferência corporal esquerda. Portanto, prioriza a utilização do seu pé, olho, mão e ouvido esquerdo para realizar qualquer atividade. Isso é definido pela lateralidade cerebral.