Como se tornar um ambidestro?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Levantar pesos é uma das melhores maneiras de fortalecer a musculatura, mas você também pode usar uma mola com ajuste hand grip para fazer isso. Tente também fazer malabarismos ou simplesmente jogar uma bola para o alto e pegá-la com a sua mão não dominante até desenvolver uma melhor coordenação olho-mão.

Ele traz alguns estudos que indicam que a criança já demonstra indícios de qual é o seu lado dominante a partir dos 2 anos. Agora, a definição plena se o pequeno é destro ou canhoto se dá por volta dos 5 anos.

Uma criança geralmente é descrita como destra, canhota ou ambidestra, e essas nomenclaturas começam a ser utilizadas quando elas estão desenvolvendo habilidades linguísticas - por volta dos quatro anos. É uma característica que persiste ao longo da vida.

Mas há, ainda, uma terceira categoria: a dos ambidestros. Calcula-se que uma a cada 100 pessoas nasça com habilidades de usar as duas mãos. Mas, se por um lado a ambidestria de nascença é considerada rara, por outro, é bastante comum o estímulo a essa condição.

Alguns canhotos escrevem com a mão esquerda, mas chutam com o pé direito, por exemplo. Isso acontece porque os canhotos têm conexões cerebrais um pouco diferente da dos destros. “As pessoas que são canhotas são mais bilaterais do que as destras.

A palavra “ambidestro” é muito utilizada para caracterizar pessoas que conseguem escrever com as duas mãos ou chutar com ambos os pés. O termo é original do latim e vem de ambi, que significa “ambos”, e dext, que significa “certo”.

O que sabemos é que apenas cerca de 10% da população mundial é canhota — e que não há uma divisão igual entre os sexos. Cerca de 12% dos homens são canhotos, em comparação com 8% das mulheres.

De acordo com da Universidade de Oxford, os canhotos tem menor chance de desenvolver doenças como o Parkinson e tem conexões cerebrais positivas em relação à sensitividade, sentimentos de esgotamento e níveis de preocupação.

Ser canhoto ou destro é determinado principalmente por fatores genéticos, uma vez que, se na família houver mais pessoas canhotas, será mais provável que nosso bebê seja canhoto. No entanto, aprender e influenciar o uso das mãos para atividades cotidianas impulsionará a predisposição genética ou a modificará.

O que determina uma criança canhota
O domínio da mão, seja direita ou esquerda, quem determina é o cérebro. O lado direito controla a mão esquerda e o esquerdo a mão direita. Por essa razão, a uma criança canhota, não se pode obrigar a escrever com a mão direita. Não existe treinamento algum que a faça mudar.

Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro - os hemisférios esquerdo e direito - estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem. Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese.

A habilidade de escrever com as duas mãos também pode ser aprendida. No mundo, apenas uma em cada 10 pessoas são canhotas. As demais usam a mão direita para desenhar, escrever, entre outras funções cotidianas.

Fatores genéticos também determinam se alguém vai escrever com a mão direita ou esquerda. A chance de ter uma criança destra é sempre maior. Mas, quando um ou ambos os pais são canhotos, a chance do filho ser canhoto é maior do que quando ambos são destros. Ainda assim, a chance de passar a característica é pequena.

Ambicanhoto é quem não tem habilidade em qualquer das mãos.