Como se tornar mais racional e menos emocional?

Perguntado por: laparicio6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Controle emocional: saiba como ter em 6 passos

  1. 1 Equilibrar razão e emoção.
  2. 2 Buscar autoconhecimento.
  3. 3 Pensar antes de agir.
  4. 4 Identificar suas fraquezas.
  5. 5 Exercitar a autoconfiança.
  6. 6 Aprender a dizer não.

Confere com a gente!

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Como desenvolver a Inteligência Emocional em 6 passos

  1. 1 – Fique atento ao seu comportamento. ...
  2. 2 – Desenvolva a empatia. ...
  3. 3 – Aprenda a lidar com as suas emoções. ...
  4. 4 – Deixe de lado o medo de se expressar. ...
  5. 5 – Trabalhe sua autoconfiança. ...
  6. 6 – Controle suas emoções negativas.

Se você consegue focar sua atenção e energia nos seus objetivos de forma constante e motivada, sem que precise de alguém lhe dando forças para isso o tempo todo, você é uma pessoa com muito controle emocional.

A meditação é uma prática poderosa que ajuda a acalmar a mente e o corpo, reduzir o estresse e aumentar a conexão com o seu eu interior. A meditação pode ajudar a equilibrar o chakra do coração , permitindo que você sinta mais amor e compaixão por si mesmo e pelos outros.

O principal ponto forte do tipo de personalidade racional é a sua capacidade de raciocinar. São pessoas com uma inteligência desenvolvida e que gostam de treinar e usar a cabeça. Os racionais têm uma capacidade de dedução lógica muito forte, são capazes de tirar grandes conclusões a partir de pequenos fatos.

O lado emocional geralmente vence, mas as pessoas justificam suas decisões de forma racional posteriormente (muitas vezes, mesmo sem estarem cientes disso). A maioria dos neurocientistas concorda que bem mais de 90% do nosso comportamento é gerado no inconsciente.

Você sofre do chamado “vício da racionalidade”? Seus sintomas, segundo o autor e professor Raj Raghunathan, da Universidade do Texas, se manifestam pela tendência a ignorar ou subestimar a importância de instintos e emoções naturais, sempre preferindo adotar as soluções “racionais”.

A regulação emocional ocorre quando alguém influencia a intensidade, a duração ou a qualidade das suas próprias emoções. Exemplos disso são assistir um filme interessante para se livrar do tédio ou tomar uma cerveja para reduzir o estresse.

Se precisa desenvolver seu lado racional, pode praticar os seguintes exercícios: leia manuais de instrução, use relógio, aprenda outras línguas, faça um cronograma de atividades, estabeleça metas por escrito.

O choro fácil é um sinal de que a pessoa pode estar com depressão. No entanto, somente chorar não significa que a pessoa tem o transtorno. Logo procurar ajuda profissional é importante, pois existem muitos motivos para fazer terapia para ajudar a tratar traumas e transtornos.

O choro excessivo pode ser um sintoma de depressão, ansiedade ou estresse emocional.

Frequentemente, pessoas que choram por qualquer motivo são chamadas de “manteiga derretida”. Filmes, histórias felizes, músicas, nada passa despercebido para elas sem que escorra uma lágrima. No entanto, o choro sem motivo não, necessariamente, é sinal de depressão, já que ele pode também ser alegria.

Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.