Como se toma o óleo de andiroba?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O óleo de andiroba pode ser facilmente encontrado em loja de produtos naturais e é muito utilizado como óleo de massagem, já que é capaz de hidratar a pele e estimular a sua regeneração. Assim, o óleo de andiroba pode ser aplicado na pele pelo menos 3 vezes ao dia para que tenha benefícios.

Popularmente, o óleo é utilizado para contusões, inchaços, reumatismos e cicatrizações, esfregando-se sobre o local machucado. Tem ação purgativa na eliminação de vermes e como repelente, pode ser usado direto na pele e também em velas contendo o bagaço, resíduo, do processamento das sementes.

Ação analgésica, antibacteriana, anti-inflamatória e antialérgica - O levantamento enfatiza as contribuições da ciência na identificação de propriedades, de compostos bioativos, da atividade biológica da árvore, e ainda as descobertas até o momento sobre a ação analgésica, antibacteriana, antifúngica, antiparasitária, ...

O óleo de andiroba deve ser usado somente sobre a pele, não devendo ser consumido por via oral.

Extraído de forma sustentável dos frutos recém-caídos da árvore amazônica, o óleo de andiroba possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, inseticidas e dezenas de outros benefícios. Mas atenção: o óleo de andiroba não deve ser ingerido. Isso porque sua composição pode fazer mal para o fígado e o estômago.

Extraído da semente da andiroba, o seu óleo também é bastante conhecido como bálsamo de andiroba. Inclusive, a andiroba também é usada no tratamento de reumatismo, artrite, fadiga muscular, inflamações em geral, hematomas, micose, cortes, acne, picadas de insetos, furúnculos, machucados e até como repelente de insetos.

Possui alta atividade emoliente e é indicado para renovação e regeneração dérmica, tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo recomendado para todos os tipos de pele, especialmente para as mais sensíveis.

Inflamações, tétano, tumores, infecção urinária, bronquite, doenças de pele, sífilis. Estes são alguns males que, segundo a cultura popular, podem ser curados pela ação do óleo de copaíba, resina extraída das árvores do gênero Copaifera, encontradas em diversas regiões do país.

Previne Possível de Danos ao Fígado
No geral, os pesquisadores descobriram que o óleo essencial reduziu os danos ao fígado. Principalmente quando usado de forma preventiva, ou seja, antes da administração do analgésico. No entanto, quando o óleo foi usado como um tratamento após a administração do analgésico.

O óleo de andiroba equilibra a oleosidade natural dos fios ressecados e danificados, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo, auxiliando no combate à queda de cabelo e calvície.

O óleo de copaíba é seguro para a maioria dos adultos quando consumido por via oral ou utilizado sobre a pele nas doses recomendadas.

Entretanto, há apenas dois estudos na literatura demonstrando os efeitos benéficos do óleo de copaíba em doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial pulmonar (HAP).

O óleo da semente da andiroba é usado na medicina popular para diversas doenças como contusões, reumatismo, cicatrização, e afecções da garganta (faringite), dentre outras5. A andiroba é uma planta medicinal de interesses diversos.

A andiroba é uma árvore muito abundante na região amazônica. O óleo extraído de sua semente é usado tradicionalmente pela população local e pelos indígenas para fricções sobre tecidos inflamados, como repelente de insetos ou fago-repelente (antifeedant).

Como tomar o óleo de copaíba
Para que nosso organismo se acostume, na primeira semana da ingestão do óleo, tome 1 gota ao dia, de preferência após o café da manhã. Na segunda semana tome 2 gotas ao dia, sendo a primeira após o café da manhã e a segunda após o almoço.

COMO UTILIZAR
INTERNO: Tomar 3 gotas ou mais, 3 x ao dia antes das refeições.

Pode ser misturado com outros óleos vegetais. Para uma hidratação mais itensa da pele, aplique-o no corpo após o banho. Não é necessário enxaguar. Aplique algumas gotinhas no rosto e nos lábios, antes de dormir.