Como se tira água da pleura?

Perguntado por: iarruda5 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

O procedimento para retirada de líquido da cavidade pleural pode variar desde uma punção pleural, também chamada toracocentese, sob anestesia local até uma cirurgia, toracoscopia, sob anestesia geral.

Os mais característicos são falta de ar (dispneia), mesmo em repouso; cansaço na realização de esforços; dor para respirar, especialmente nas inspirações profundas (a chamada dor pleurítica). Em casos mais graves, pode ocorrer uma elevação entre as costelas, como se a pele estivesse sendo empurrada para longe do tórax.

As principais causas do derrame pleural decorrem de inflamações dos tecidos do pulmão e da pleura. Algumas dessas condições são pneumonia, tuberculose, câncer no pulmão, embolia pulmonar, artrite reumatóide e lúpus.

O risco de complicações é muito baixo e você deve se preocupar se tiver falta de ar - parado e após esforços que antes não cansavam - ou se tiver inchaço no peito e pescoço e ao tocar tiver a sensação de areia embaixo da pele.

A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo. “Com um travesseiro que preencha completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão e outro entre as pernas semiflexionadas, essa postura favorece o total alinhamento da coluna, desde a cervical até a região lombar.

O esperado é que a drenagem seja feita, no máximo, em um período de uma semana a dez dias. Nos casos em que o coração está fraco, o tratamento envolve ajudar esse órgão a funcionar melhor para que o líquido não se acumule mais. Fonte: Dr Carlos Jardim, pneumologista do Incor e do Hospital Sírio Libanês.

A média de sobrevida após o diagnóstico de derrame pleural metastático varia de três a treze meses, na dependência do estágio e tipo de tumor primário. O menor tempo de sobrevida é observado em casos de derrame pleural secundário a câncer de pulmão.

Se o líquido for claro e aquoso, as causas podem estar relacionadas a condições externas ao pulmão. Já a presença de pus ou sangue tende a indicar infecções, inflamações ou até mesmo tumores na região. A causa de um derrame pleural pode ser simples e facilmente tratável, mas também pode revelar problemas mais graves.

Depende da gravidade da inflamacao e do grau de encarceramento pulmonar e se tem infeccao em atividade. A internacao variara de 6 a 10 dias. Se for por video 2 semanas de recuperacao.

Exames que podem ajudar no diagnóstico do derrame pleural maligno, na determinação da localização exata do derrame pleural ou no planejamento do tratamento:

  • Exame físico.
  • Raios X de tórax.
  • Tomografia computadorizada.
  • Ultrassom.
  • Punção Torácica.

A pleurite é a inflamação da pleura, que é a membrana que cobre os pulmões e o interior do tórax, levando ao aparecimento de sintomas como dor na região do peito e costelas, que pode piorar ao respirar fundo, febre, tosse e dificuldade para respirar.

Com base nos métodos da maior parte dos estudos incluídos, deve-se administrar cefazolina durante todo o período em que o dreno estiver no espaço pleural.

A água no pulmão tem cura, no entanto, o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível para evitar que os níveis de oxigênio no organismo desçam muito e coloquem a vida em risco.

Tratamento do derrame pleural
A drenagem deverá ser feita em casos de Hemotórax e Derrame Pleural Parapneumônico complicado. O exame de escolha para retirada do líquido é a Toracocentese de alívio (lembre-se que ela também pode ser diagnóstica).

O pós operatório de uma drenagem toracica pode ser acompanhado de dor, de uma sensação de falta de ar pela restrição que a própria dor pode causar.

Nao é obrigatoria a ocorrencia de sequelas mas algumas podem ocorrer e o paciente deve estar orientado em relacao a isso. Dentre as sequelas podemos eventuais podemos citar. Fistula bronco pleural. Infeccao cronica com encarceramento pulmonar, cicatriz e dor toracica cronica.

Olá, tudo bem? Se você teve o pneumotórax e já tratou com dreno ou cirurgia, sim, pode caminhar livremente.

Alimentos como cereais, arroz e pães são ótimas fontes de energia. O ideal é consumir pão integral. O consumo de alimentos com potássio, são benéficos à saúde do paciente, pode ser encontrado em alimentos como: batatas, salmão, suco de laranja.

A principal causa do edema pulmonar é a insuficiência cardíaca, que favorece o acúmulo de sangue nos vasos capilares dos pulmões e, consequentemente, o aumento da pressão sanguínea dentro deles.

Vale ressaltar que o derrame pleural e o edema pulmonar (água no pulmão) são problemas de saúde distintos. Enquanto o primeiro é caracterizado pelo acúmulo de líquido no espaço entre as pleuras, o segundo é definido pela acumulação de líquido dentro do pulmão em si.

São detectados por exame físico ou radiografia de tórax; a toracocentese e a análise do líquido pleural costumam ser necessárias para determinar a causa.

Continuar lendo Como é a dor na pleura?