Como se termina uma carta formal?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Geralmente estas cartas são para autoridades e atualmente prima-se por escrever com clareza e concisão. Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente.

Em português, essa expressão corresponde à redução “A/C” (Ao cuidado de). Segundo a Academia Brasileira de Letras, a redução de Atenciosamente é “At. te”.

Agradeço desde já a oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente para discutir de que forma as minhas qualificações podem beneficiar a empresa” Lembra-te: na tua carta de apresentação queres deixar claro que o empregador será beneficiado pelas tuas qualificações e experiências.

Conclusão: Na parte final, a carta aberta pode trazer recomendações ou exigências a serem realizadas no intuito de resolver o problema apresentado. Despedida: Trata-se de um elemento de formalidade que geralmente é representado por expressões como “cordialmente”, “sem mais” ou “atenciosamente”.

O ponto final é usado quando se faz a despedida por meio de uma frase toda, acabe ela com a palavra atenciosamente ou não. Exemplos: Agradecendo sua atenção, subscrevo-me cordialmente.

Ao escrever uma carta de autoridade, o autor deve ter certeza a quem está dando a carta. O destinatário da carta deve ser uma pessoa ou funcionário de confiança. Uma carta de autorização deve ser simples e direta. Deve indicar claramente o trabalho autorizado e quem são as pessoas envolvidas.

O texto deve conter os seguintes elementos:

  1. Cabeçalho: local (geralmente cidade) e data (dia, mês e ano).
  2. Saudação: cumprimento ao destinatário, seguido de vírgula.
  3. Texto: o assunto da carta. ...
  4. Despedida: usa-se expressões como “Com carinho”, “Atenciosamente”, “Abraços”, seguido de vírgula.
  5. Assinatura.

Ilmo ou V.Sa. E pra encerrar lá ?

Na comunicação escrita, deve-se prestar atenção ao uso de pontuação e normas gramaticais, além de ter cuidado com a apresentação visual da mensagem. O texto deve ser claro e direto, obedecendo ao esquema “sujeito, verbo e complementos”, e usar linguagem apropriada para evitar erros ou mal-entendidos.

Para deixar o seu perfil profissional organizado, completo e atrativo, você pode lançar mão de passagens que costumam funcionar bem nessa hora. Elas ajudam a deixar o documento mais objetivo, coeso e de fácil leitura.

Saudação: Terminado o corpo do texto, é necessário despedir-se do destinatário com uma saudação cordial, tal qual “Atenciosamente,” ou “Com todo o respeito e admiração,” etc. Assinatura do remetente: Por fim, na última linha do texto, logo em seguida da saudação, o autor ou remetente da carta assina seu nome.

Assine a carta logo abaixo do encerramento.

  1. Use seu primeiro e último nome ao assinar. ...
  2. Assine com o seu primeiro e último nome se for escrever para alguém que nunca viu pessoalmente.
  3. Use seu primeiro nome ou apelido em cartas para amigos ou colegas de trabalho mais próximos.

Peça ajuda ao prefeito.
Seja honesto com ele e não sinta que precisa bajulá-lo. Em vez disso, seja direto sobre as mudanças que gostaria de ver. Por exemplo: Como prefeito da nossa grande cidade, peço ao senhor para considerar outras soluções. Deixe sua carta com menos de uma página até esse ponto.

A abreviatura correta para atenciosamente é At. te ou Atte. Além disso, alguns guias de etiqueta recomendam que a forma mais delicada e elegante de finalizar uma mensagem é escrever o termo "atenciosamente" em sua forma por extenso, sem usar a palavra abreviada.

(1) cordialmente: «Demonstrando apreço e consideração; com boa educação e gentileza; de modo cordial.» (2) atenciosamente: «Com amabilidade, delicadeza e cortesia; usa-se como fórmula de desfecho em correspondência formal ou comercial, antes da assinatura.»

O uso de "Att." é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a abreviação da expressão "in attenttion to", equivalente à "A/C", utilizada para direcionar o documento a um destinatário específico. Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At.

Assine a nossa Newsletter.

  1. Evite siglas e abreviações. ...
  2. Dê preferência a frases curtas. ...
  3. Sinônimos são amigos da linguagem formal. ...
  4. Evite clichês. ...
  5. Dê suporte visual ao destinatário. ...
  6. Considere se a linguagem formal é necessária.

A forma mais indicada é e-mail, com hífen. Contudo, a palavra email, sem hífen, aparece em vários dicionários de língua inglesa e, por isso, também é aceita por alguns estudiosos da língua portuguesa.