Como se separar numa boa?

Perguntado por: librahim2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Diálogo aberto e franco. Quando um casal opta pela separação, é imprescindível que haja um diálogo aberto e franco durante todo o processo. Se você e seu ex-cônjuge decidiram se separar e isso aconteceu de forma natural, uma boa conversa pode ser o primeiro passo para ter uma separação amigável e sem complicações.

Dez sinais para o fim
O importante é não ceder ao comodismo, que faz atitudes importantes deixarem de ser tomadas. "O sentimento de culpa, solidão, carência, desamparo, dependência emocional ou financeira podem estar presentes nesse momento", lembra Daniela. Mas mudanças nem sempre são sinônimo de perdas.

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

No entanto, o sofrimento é real.
...
7 dicas de como superar uma separação

  1. Afaste-se das redes sociais. É difícil saber como lidar com a separação e os nossos sentimentos logo após o rompimento. ...
  2. Mude o visual. ...
  3. Mantenha-se ocupado. ...
  4. Conheça novas pessoas. ...
  5. Dê tempo aos sentimentos.

O casal deve abrir o "leque" de opções que levem à uma saída favorável, e tentar todos, até solucionarem o conflito. Em toda relação há discussões, há brigas, há conflito. Não existe um relacionamento 100%. A conversa sempre será o carro forte para resolução dos problemas, dos mais simples aos mais complexos.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais. E eles podem nunca superar a dor de uma separação. Esse foi o resultado do estudo realizado por Craig Morris, um pesquisador associado da Universidade de Binghamton.

Dificuldade de diálogo. Uma dificuldade comum de muitos casais é conseguir conversar sobre qualquer assunto. Nos momentos de crise existe não só a dificuldade, mas também o interesse em tentar conversar. Quando a relação chegou ao final, não existe mais a vontade de tentar e nem o interesse em querer escutar o outro.

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.

De acordo com especialistas, alguns ciclos marcam a vida dos casais. A mais famosa é a crise dos sete anos, uma marca tão conhecida que já se tornou temida. Mas não são só nos sete anos que as coisas começam a ficar complicadas: tem também a crise dos 14, dos 21 e até mesmo a de um ano.

Perda de respeito e admiração. O aspecto mais importante de qualquer relacionamento é o respeito. A partir deste conceito, nasce a confiança, a amizade e o também o amor. Por isso, a perda desse pilar pode ser destrutiva para um casamento, mesmo aqueles mais consolidados.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.

É muito comum. O que acontece é uma fase e há quem espere a vontade passar para fazer um movimento que revolucione a relação. Não é todo mundo que tem talento ou força para remontar uma relação ou começar uma nova história.

três meses

Quanto tempo dura o sofrimento de uma separação? Assim como no luto, o tempo de assimilação e aceitação do final de um relacionamento, independente do seu tempo de duração, oscila de pessoa para pessoa. Geralmente a média de tempo de cicatrização de um relacionamento leva em torno de três meses.

Os principais sinais que indicam que uma pessoa ainda gosta da outra são:

  • Sempre ligar e querer a opinião do ex parceiro;
  • Não se relacionar com outra pessoa;
  • Sempre ter uma desculpa para estar nos lugares que a outra frequenta;
  • A atual namorada se parecer com a ex;
  • Demonstração de ciúmes;
  • Falar da ex o tempo todo.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.

Depressão. Durante essa fase, a pessoa já começa a aceitar que o outro não irá mais retomar para a sua vida. Entretanto, acredita que não sairá do estado de tristeza após o término. É comum se sentir sem esperança e não acreditar em outro amor, pensar que sua vida não voltará mais a ser prazerosa.

Você precisa saber que mesmo que você não sinta arrependimento em nenhuma de suas decisões durante o fim do seu casamento, assim como seu subseqüente divórcio, você está justificado em seu sentimento, baseado em sua perspectiva. Você pode ser como muitos viver sem se arrepender de sua decisão de se divorciar.