Como se separa o nome meu?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A palavra "meu" tem uma sílaba. Sendo assim, ela é classificada como monossílaba. Entenda a classificação das palavras quanto ao número de sílabas que elas possuem: Palavras que possuem apenas uma sílaba são chamadas de monossílabas.

Não se separam os nomes próprios de pessoas individuais ou coletivas – tal como o consulente, e bem, refere –, assim como as iniciais abreviadas dos mesmos ("Gonçalo M./Tavares").

Diferença entre ditongos e hiatos
No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe). No hiato, cada vogal fica numa sílaba diferente, por exemplo: iate (i-a-te), país (pa-ís), rainha (ra-i-nha).

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.

a) Beijo, separando as sílabas – Bei – Jo, observe que as vogais continuam juntas, portanto é um exemplo de ditongo.

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

Exemplos: meu, chá, oi, já, Dissílabas: são palavras que apresentam duas sílabas.

Palavras polissílabas são palavras que têm quatro ou mais sílabas.

A palavra "mãe" é monossilábica, isto é, possui apenas uma sílaba, não sendo possível realizar uma separação de sílabas.

Júlia — Jú-li-a. Palavra esdrúxula ou proparoxítona, porque o acento recai na antepenúltima sílaba.

NOME É A PALAVRA QUE IDENTIFICA ALGO, É UMA DENOMINAÇÃO. O SOBRENOME SÃO AS JUNÇÕES DO SOBRENOME DAS FAMÍLIAS MATERNAS E PATERNAS. CHAMAR ALGUÉM PELO NOME É DIZER QUE ESTA PESSOA É ÚNICA. OS DOCUMENTOS PESSOAIS SÃO IMPORTANTES PORQUE COMPROVAM A EXISTÊNCIA DA PESSOA E GARANTEM SUA IDENTIFICAÇÃO.

Quantas sílabas tem júlia? 2 sílabas (no Brasil), ou 3 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de);

O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

Sabiá é uma palavra oxítona. Á é sílaba tônica: sa-bi-Á.

As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.