Como se separa as sílabas da palavra viagem?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A da palavra viagem é: vi-a-gem.

As palavras classificadas como paroxítonas são aquelas cuja sílaba mais forte é a antepenúltima. São exemplos de paroxítonas: Viagem.

Na palavra viagem, as vogais I A formam um hiato pois, na separação silábica, elas estão em sílabas diferentes. Vi-a-gem.

Em “A viagem foi maravilhosa”, a palavra viagem é classificada como um substantivo. Já em “Espero que vocês viajem com segurança”, a palavra viajem, grafada com “J”, é classificada como verbo. É exatamente essa diferença de classificação que determinará o uso “G” ou “J” na grafia desse par de palavras.

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas
1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.

As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas pronunciados por uma única emissão de voz e são classificadas em tônicas e átonas. As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz. Na Língua Portuguesa, a base das sílabas são as vogais: a - e - i - o - u.

Conjugação do verbo: viajar

  1. Presente. eu. viajo. tu. viajas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. viajava. tu. viajavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. viajarei. tu. viajarás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. viaje. que tu. viajes. ...
  5. Futuro. se eu. viajar. se tu. viajares. ...
  6. Pessoal. eu. viajar. tu. viajares. ...
  7. eu. viajaria. tu. viajarias. ele/ ela/ você

O substantivo “viagem”, escrito com a letra G, é usado para indicar o ato de viajar, o conceito de uma viagem, de um passeio ou de um deslocamento.

- Sou (sou). Além disso, elas podem ser subdividas como: Ditongo Crescente: esse caso acontece quando a semivogal, a letra mais fraca, antecede a vogal, a letra mais forte.

vi·a·jan·te te.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico.

Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.

A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de);

Resposta. 3 fonemas e 6 letras.

Na palavra viagem, vi-a-gem, 3 vogais = i, a, e; 2 consoantes = v, g; 1 semivogal = y (m).

Isso porque as palavras viagem e viajem são classificadas como homófonas, ou seja, suas pronúncias são idênticas, mas as grafias são diferentes. Viagem (com g) é substantivo. Viajem (com j) é uma conjugação do verbo viajar (repare que viajar é escrito com j).