Como se separa a palavra férias?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Quantas sílabas tem férias? 2 sílabas (no Brasil), ou 3 sílabas (no Portugal e restante CPLP). No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

Existindo o acordo, é importante que a divisão das férias seja realizada da seguinte forma: um dos períodos de descanso deve somar pelo menos 14 dias corridos, e os 16 dias restantes também podem ser fracionados em mais dois períodos, desde que esses períodos somem no mínimo cinco dias corridos.

férias grandes
Origem etimológica:latim feria, -ae, singular de feriae, -arum, dias de descanso, dias feriados, férias.

Significado de Férias
substantivo feminino plural Época de repouso após um ano de trabalho. Dias que se destinam ao descanso dos estudantes.

Resposta. Resposta: A palavra férias é proparoxítona (acento tônico na antepenúltima sílaba) que seria (fé).

As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas pronunciados por uma única emissão de voz e são classificadas em tônicas e átonas. As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz. Na Língua Portuguesa, a base das sílabas são as vogais: a - e - i - o - u.

Também acentuamos as paroxítonas terminadas em ditongos crescentes (semivogal+vogal): Névoa, infância, tênue, calvície, série, polícia, residência, férias, lírio.

A reforma Trabalhista permite o fracionamento das férias. O trabalhador pode tirar os 30 dias corridos e pode também dividir o período em até três ocasiões. A regra determina que um dos períodos não poderá ser menor do que 14 dias. Os demais períodos não poderão ser menores do que cinco dias.

Como dito anteriormente, vender as férias deve seguir as regras da legislação trabalhista, que permite a venda de apenas um terço das férias. Isso equivale a 10 dias do total de 30 dias de descanso. Ou seja, um funcionário que decidir vender suas férias deverá folgar 20 dias e trabalhar (vender) 10 dias.

Obrigada! Claro que tem de ser «São férias!». Tem portanto toda a razão, a não ser que se diga «É tempo de férias», e então o verbo vai para o singular. Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Pode reparar: nunca falamos “a féria”. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Os ditongos apresentam o encontro de duas vogais na mesma sílaba. Dessa forma, a palavra "não" é um ditongo.

O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes. O hiato é o encontro entre vogais pertencentes a sílabas diferentes. Além dele, outros tipos de encontros vocálicos são o ditongo e o tritongo.

Período de descanso: 1 descanso, licença, folga, recesso, pausa, repouso, lazer, ócio, trégua, feriado, brecha, festa.

Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba. No que se refere à posição dessa tonicidade, existem também as paroxítonas e as proparoxítonas. Para identificar uma palavra oxítona, é preciso descobrir qual é a sua sílaba tônica. Palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última.

Ditongo é o encontro de duas vogais (Encontros Vocálicos) que pertencem à mesma sílaba e são pronunciadas numa só emissão de voz. Alguns exemplos de ditongo são: Beijo. Causa.

É uma palavra paroxítona, tendo a sílaba se como sílaba tônica: SE-ra.

Exemplos de palavras polissílabas com quatro sílabas

  • televisão (te-le-vi-são);
  • borboleta (bor-bo-le-ta);
  • esperança (es-pe-ran-ça);
  • enfraquecer (en-fra-que-cer);
  • política (po-lí-ti-ca).

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.