Como se sente um mentiroso?

Perguntado por: ucaldeira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Normalmente, ao contar uma mentira a pessoa se sente culpada e com medo de ser descoberta. O mitômano não. Para ele, mentir é um comportamento habitual, muitas vezes desenvolvido já na infância, que se tornou tão natural a ponto de não causar nenhum remorso.

A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.

A mentira, para ele, é qualquer forma de comportamento que forneça informações falsas ou prive alguém das verdadeiras. Mentir pode ser um ato consciente ou inconsciente, verbal ou não verbal, declarado ou não declarado. Nesse sentido, o sorriso falso é uma mentira.

Conheça-os:

  1. Contato visual excessivo. Contato visual excessivo. ...
  2. Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas - seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. ...
  3. O movimento dos olhos. ...
  4. Reação demorada. ...
  5. A maneira como a pessoa fala.

Confira a lista de 7 sinais feita pelo portal Entrepreneur, com a análise do especialista:

  1. 1 - Mentirosos falam demais. ...
  2. 2 - Mentirosos tentam vender a verdade. ...
  3. 4 - Mentirosos sorriem com a boca, não com o rosto. ...
  4. 5 - Mentirosos fingem estar calmos. ...
  5. 6 - Mentirosos criam histórias perfeitas demais.

De acordo com o psiquiatra Alan Hirsch, isso ocorre porque os vasos sanguíneos dentro da napa incham, esticando levemente sua cartilagem. A ansiedade ao mentir eleva a liberação do hormônio adrenalina no corpo.

Passar a mão na nuca, olhar para baixo, morder os lábios, coçar o nariz e os olhos: tudo pode indicar mentira – se a pessoa geralmente não faz isso. Levantar os dois ombros em sinal de desconhecimento é um gesto comum em todas as culturas.

Quem começa contando pequenas mentiras e torna esse comportamento um hábito, induz o cérebro a um estado progressivo de dessensibilização. Dessensibilização é tornar algo “normal” pelo costume, por muitas repetições. Pouco a pouco, as grandes mentiras doem menos, e se tornam um novo estilo de vida…

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

A mentira destrói a confiança | Frases curtas de amor, Frases de amizade, Frase para refletir.

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

Uma série de aspectos de linguagem corporal são considerados indícios de mentira, como: inquietude de pés e mãos, estresse vocal, alterações na postura corporal e desvio de contato visual. Entretanto, estes sinais possuem fraca correlação com o comportamento mentiroso.

Segundo especialistas, desviar o foco para o lado esquerdo é um sinal de criação, ou seja, a pessoa está mentindo sobre algo. Já o olhar para o lado direito é um indício de que o candidato está buscando algo na memória, por isso, quando alguém olha nessa direção é um sinal de que está buscando lembrar de informações.

Na visão do especialista, a resposta verdadeira é curta e direta, e os mentirosos costumam usar um discurso mais longo, com direito a várias desculpas. Segundo Lieberman, outro sinal de que alguém está mentindo é o interesse em convencer o interlocutor.

5 jeitos de desmascarar um mentiroso na hora, segundo a ciência

  1. Seja legal com o mentiroso. Fazer o mentiroso gostar de você é a primeira lição de Barker. ...
  2. Não confie totalmente na linguagem corporal. ...
  3. Faça perguntas inesperadas. ...
  4. Use evidências estratégicas. ...
  5. Não desafie o mentiroso cedo demais.

Os psicólogos classificaram os mentirosos em quatro tipos muito específicos:

  • O mentiroso eventual. Todos fomos alguma vez. ...
  • O mentiroso frequente. ...
  • O mentiroso natural. ...
  • O mentiroso profissional.