Como se salvar de uma onça?

Perguntado por: imata . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Se a onça estiver muito perto, a primeira reação vai ser tomar distância. Caso a reação do felino seja essa, você pode se afastar lentamente, sempre observando o animal. "Nunca corra. Toda presa corre do seu predador.

O ataque aconteceu principalmente devido à perda do medo, a essa habituação com o ser humano”, sugere o analista ambiental do CENAP (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Carnívoros) e especialista em casos de ataques de carnívoros silvestres, Rogério Cunha de Paula.

Onças-pintadas apresentam a mordida mais forte dentre todos os grandes felinos. Apesar de ser um felino, a onça não mia. Ela emite roncos fortes, assim como o tigre, o leopardo e o leão.

Um homem forte, muito forte, é capaz de matar uma onça com um murro se acertá-la na cabeça entre os olhos. Esse é o ponto fraco da onça.

Fazer uma fogueira também pode ser bastante eficiente, já que. como falamos acima, a fumaça cumpre a função de espantar os insetos muito bem. Além disso, o calor das chamas também será eficaz para manter os animais maiores afastados, já que muitos deles têm medo do fogo.

A onça-pintada exerce um papel fundamental no topo da cadeia, controlando diversas espécies de herbívoros, como capivaras, veados e queixadas, além de outros predadores menores como ratos, raposas e guaxinins. Por isso, sua extinção causaria um desequilíbrio imensurável no funcionamento do ecossistema.

São roncos agudos, graves, curtos ou longos. Esse som emitido se trata do rugido ou esturro da onça! É uma vocalização natural do animal, que se dá graças a ossificação incompleta do osso hióide, localizado na região do pescoço.

É uma vocalização característica dos grandes felinos do gênero Panthera, como o leão, o tigre, o leopardo e a onça-pintada, com exceção do leopardo-das-neves. Os rugidos têm papel em expressão de territorialidade e comportamentos agonísticos, servindo principalmente como meio de comunicação e demarcação de território.

0,94

O ataque de onça é considerado raro (0,94/ano) quando comparados com ataque de leopardo (29,91/ano), tigre (18,80/ano) e leão (16,79/ano) e puma (1,88/ano) na América do Norte.

Amigo da onça é o indivíduo que se mostra amigo, e ao mesmo tempo, é alguém que não se pode confiar, pois é uma pessoa falsa, que trai as amizades, hipócrita e infiel. A origem do termo amigo da onça surgiu com o cartunista Péricles Maranhão, para designar uma pessoa cafajeste, debochada e irônica.

Apesar de a onça pintada ser mais perigosa, a onça parda possui o ataque mais furtivo e ataca pela a frente, enquanto a onça pintada ataca pela parte de atrás do pescoço".

A onça-pintada é um superpredador, o que significa que está no topo da cadeia alimentar, e praticamente, seu maior predador é o ser humano. Entretanto, filhotes podem ser mortos por outras onças, jacarés e grandes cobras da família Boidae.

O esturro é utilizado na comunicação entre indivíduos de onças-pintadas principalmente no período de reprodução, quando machos e fêmeas o utilizam para se localizarem. As demais espécies de felinos emitem apenas um miado como forma de comunicação.

onça-pintada

Segundo a Ong Pró-Carnívoros, a onça-pintada, também conhecida como jaguar, possui a mordida mais poderosa entre os felinos e uma maneira única de caçar.

Caso você se depare com um animal desses, a orientação é ficar parado. Se a onça não fugir e ficar encarando, grite, faça um barulho que possa assustá-la. Também é importante nunca dar as costas para o animal e ficar de frente para ele. Também há casos de ataques a cavalos, mas são raros.

8 – Onça-pintada
A arcada especial possui dentes no fundo da boca, chamados de carnassiais, que ajudam a rasgar a carne das presas com mais facilidade.

Continuar lendo Tem como salvar a Terra?