Como se reza Obi?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Rezas para se lançar o Obi.

  1. Reza para se lançar Obi.
  2. Òrúnmìlà òbí ree o. Obí ree o. ...
  3. Òrúnmìlá o Obi será cordial (será bom) para você. O Obí é cordial (é bom) com você ...
  4. Desejando todos os ire (sorte) por parte do Obi.
  5. Obí kosi ikú ...
  6. Obí para que não tenhamos morte. ...
  7. Evitando energias negativas. ...
  8. Obí para evitar a morte.

O Obi deve ser jogado sobre água, em pratos brancos ou diretamente no chão. Seus gomos devem ser jogados de uma só vez. Não se pode mudar a caída dos gomos, nem jogar os gomos separadamente. O “jogar” o Obi não cria compromissos da pessoa com a casa ou pai de santo.

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade. Fortalece o ori e, assim, firma a cabeça do indivíduo, trazendo o equilíbrio necessário para a sua saúde e, quando for o caso, para que receba seu orixá (antecede assim o processo de iniciação).

Ele é seu, não precisa deixar na água, não deixe outras pessoas ficarem pegando na mão, guarde ele em um lugar mais alto do que você (ele deve ficar acima da sua cabeça), em lugar que seja seco e arejado (senão a semente mofa), e cuidado para não perder, pois caso você decida virar médium da corrente, você deverá trazê ...

Regulamento

  • A OBI será realizada em duas modalidades: Modalidade Iniciação e Modalidade Programação. Cada uma dessas modalidades é sub-dividida em Níveis, de acordo com a escolaridade e dificuldade das tarefas apresentadas. ...
  • Cada participante pode ser inscrito em apenas uma modalidade e nível.

Este banho serve, principalmente, para tirar as energias negativas e para a prosperidade.

A FACA SERVE PARA SACRIFICAR OS ANIMAIS DESTINADOS AOS ORIXÁS, É CONHECIDA TAMBÉM PELO TERMO DE "OBÉ". NA REALIDADE TODAS AS FACAS DEVERIAM PERTENCER AO ORIXÁ OGUM, QUE É O LEGITIMO DONO DAS FACAS, PORÉM, AO ORIXÁ BARÁ TAMBÉM COSTUMAMOS CONSAGRAR FACAS.

Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto. É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos orixás.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

Para saber quem realmente é o seu Pai ou Sua Mãe de Cabeça, é necessário ter em mãos, com absoluta certeza a data de nascimento da pessoa. De posse destes dados, dia, mês e ano, fazer a soma individual de cada número.

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.

Orobô ou orobó (em iorubá: orogbo), cujo nome científico é Garcinia kola, é um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé. Pertence a família da Garcinia.

Existe um costume praticamente esquecido pela maioria dos Terreiros, pelo qual, quando o filho da casa ou um visitante chega ao Terreiro, se despacha a água da QUARTINHA e coloca-se água nova na mesma. Com essa ação, entende-se que a água está transmutando as energias, dando uma purificação ao ato.

Não colocar nunca quartinha no chão, porém não necessariamente ela tenha de estar acima da cabeça. Pode estar num oratório ou em uma prateleira. A quartinha deverá ser abastecida semanalmente com água límpida (ou outro líquido que for mandado se for para orixá ou entidade) e manter acesa uma vela de 7 dias.

Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”. A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé.

Você deve cuidar de seu Orí como cuida de seu corpo: com água limpa e cristalina, com boas palavras e bons pensamentos, com coragem, com autoestima, com boas ideias, com a aprendizagem de algo novo, com o movimento do corpo, com generosidade e bom caráter. Orí se importa igualmente com seu corpo.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

As cabeças foram todas confeccionadas em sabão da costa, de uso sagrado pelos adeptos do candomblé, e retratam Xangô, Yemanja, Oxum, Oxossi, Ibeji, Oxalá e Exu. Chamadas de “Iba-Ori”, as cabeças de orixás não estão presas, contudo, a uma abordagem religiosa.

As quartinhas servem para abrigar fundamentos do orixá ou entidade de uma pessoa, sendo, muitas vezes, tratada como se fosse o próprio orixá ou entidade. A quartinha contém em si as partes essenciais do orixá ou da entidade por ela representada.

Continuar lendo Como cuidar do Obi?