Como se responde Mojuba?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.

Saravá, Motumbá, Kolofé, Mukuiu, Mojubá – O que significam? São saudações. Mukuiu é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe). Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.

Motumbá significa pedido de bênção a Olurum, deus supremo dos iorubanos.

Mojubá é uma saudação em ioruba, língua falada na Nigéria. Mas esta palavra é, também, o nome de uma série com sete documentários, cada um com 30 minutos de duração, sobre as religiões de matriz africana.

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Mo júbà, gbogbo!

Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.

Ìbá Onílè, Onílè mo júbà awo. meus respeitos cultuando-vos. Fonte: T'ÒGÚN, Altair.

Obrigada(o) : Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o !

A expressão significa “Obrigado, meu Deus” ou “Deus te abençoe”. É assim, com essa frase de agradecimento e saudação, que a casa Ilê Asé do Ogun Ja, convida todos simpatizantes e adeptos das religiões de matriz africana para a grande Feijoada do Ogun.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Saudação feita a entidade EXÚ,tanto na Umbanda como no Candomblé. Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira.

O termo Zambi foi escolhido para designar a Divindade Suprema na Umbanda por ser citado por Matta e Silva em suas obras e por ser bastante conhecido no meio umbandista como o deus criador ou Deus-Pai.

Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda. O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá! ? significa: Olhe por mim".

Salve Ogum! Expressão corporal: braços cruzados a frente do peito, com os dedos minguinho, anelar e do meio encolhidos e os indicadores e polegares estendidos.

Salve nosso pai Oxalá (Êpa êpa Babá meu pai). Salve Ogum (Ogunhê meu pai / Patakori Ogum). Salve Oxóssi (Okê arô). Salve Xangô (Kaô Kabecilê).

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.

O Ossé resume-se ao banho no assentamento do Orixá. Nos ritos do Candomblé tradicional deve ser feito com muito respeito e reverência a Orunmilá; primeiro esfria-se o corpo, toma-se banho de ervas, reza-se, pedindo benção, perdão dos erros e misericórdia, para só então realizar esta tarefa.