Como se resolve a expressão numérica?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Resolver expressões numéricas exige um cuidado, pois há uma prioridade na ordem das operações, começando pelos símbolos, resolvendo:

  1. primeiro, as operações que estão dentro do parêntese;
  2. depois, as operações que estão entre colchetes;
  3. por fim, as operações que estão entre chaves.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

As expressões numéricas são grupos numéricos calculados por operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.) que seguem determinadas ordens. Esses conjuntos com números são separados por símbolos gráficos – representações que determinam a sequência em que as expressões devem ser efetuadas.

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E após resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.

Afinal, existem, de fato, duas respostas corretas: 1 ou 16.

1º: organize a operação identificando o dividendo e o divisor; 2º: encontre um número que multiplicado pelo divisor seja igual ou próximo ao dividendo; 3º caso o número seja menor que o dividendo subtraia um pelo outro e continue a divisão com o resto até que não haja mais nenhum número para continuar a divisão.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

LEI Nº 12.835, DE 26 DE JUNHO DE 2013.
Institui o Dia Nacional da Matemática.

As expressões numéricas devem ser resolvidas seguindo a seguinte ordem:

  1. resolver as operações no interior de parênteses,
  2. depois no interior de colchetes.
  3. e, por fim, no interior de chaves.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Primeiro, resolvemos os parênteses, quando acabarem os cálculos dentro dos parênteses, resolvemos os colchetes; e quando não houver mais o que calcular dentro dos colchetes, resolvemos as chaves.

Em resumo:

  1. Sinais iguais, soma e conserva o sinal.
  2. Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.
  3. Sinais iguais, o resultado é positivo.
  4. Sinais diferentes, o resultado é negativo.

Terceira regra: Em relação às quatro operações, sempre resolvemos primeiro as divisões e as multiplicações e, depois, as adições e subtrações na ordem em que aparecem. Se a expressão numérica apresentar potenciação ou raiz, elas devem ser resolvidas primeiro.

Podemos dizer que uma expressão matemática é a combinação de números, operadores (os sinais) e símbolos gráficos (como parênteses, colchetes e chaves). Podemos, ainda, classificá-las em numéricas ou algébricas. As expressões numéricas, como o próprio nome diz, envolvem somente operações com números.