Como se repreender um funcionário?

Perguntado por: mespinosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Coach dá dicas sobre como corrigir funcionários no trabalho

  1. Comece com um elogio. ...
  2. Não chame a atenção para os erros dos colaboradores de maneira direta. ...
  3. Fale sobre seus próprios erros antes de iniciar uma crítica aos outros. ...
  4. Questione ao invés de dar ordens diretas. ...
  5. Permita que a pessoa recupere seu próprio prestígio.

Dicas de Como Resolver Conflitos Entre Colaboradores

  1. Compreenda que conflitos são comuns.
  2. Converse com os envolvidos no conflito.
  3. Faça uma reunião com toda a equipe.
  4. Acompanhe a evolução da situação.
  5. Conhecimento do perfil dos colaboradores.
  6. Atuação do setor de Recursos Humanos.
  7. Aproveitar o lado positivo de discussões.

Dicas para conquistar a autoridade da equipe

  1. Mostre paixão pelos objetivos da empresa. ...
  2. Envolva todos integrantes da equipe. ...
  3. Demonstre confiança nos colaboradores. ...
  4. Reconheça as contribuições dos funcionários. ...
  5. Solicite ideias para a equipe. ...
  6. Recompense os funcionários de alto desempenho. ...
  7. Demonstre interesse pela equipe.

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

Como demitir um funcionário de forma diplomática e transparente?

  1. Exponha a razão real da demissão. ...
  2. Forneça feedbacks. ...
  3. Não fique “de conversa fiada” ...
  4. Mantenha a cordialidade. ...
  5. Reconheça as qualidades do funcionário. ...
  6. Mantenha as portas abertas.

Os atos de indisciplina e insubordinação estão previstos, dentre outros, como ações passíveis de dispensa por justa causa, conforme o artigo 482 da CLT. Porém, antes da dispensa por justa causa, o empregador poderá aplicar a advertência verbal e escrita em caráter educativo e a suspensão em caráter também punitivo.

A humilhação no trabalho é crime e o ofendido pode ingressar com uma ação judicial para ter reparado o dano sofrido. Essa situação é prevista no artigo 114 da Constituição Federal e no artigo 483 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Ações como falar alto, abusar de gírias, usar roupas incorretas, falta de pontualidade e desrespeitar tanto a hierarquia da empresa, como os colegas podem prejudicar uma carreira de sucesso.

Dicas para lidar com funcionários difíceis

  1. Mantenha o foco na equipe. Procure aumentar o comprometimento dos colaboradores, tratando os assuntos em conjunto. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Faça a gestão do tempo. ...
  4. Invista na gamificação.

Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras. Importante: não interrompa.

Por isso, continue a leitura e confira quais são essas ações.
...
As nossas cinco dicas de como dizer não no trabalho são:

  • Ouça atentamente quem está fazendo o pedido.
  • Avalie o seu volume de serviço.
  • Demonstre empatia e sinceridade.
  • Saiba como informar a sua decisão.
  • Se prepare para feedbacks negativos.

Existem algumas técnicas para estabelecer limites a superiores sem criar uma rixa.

  1. Comunique-se com clareza. ...
  2. Conheça seus próprios valores e proteja seu tempo. ...
  3. Aprenda a dizer não. ...
  4. Reflita sobre por que o gerente tenta ultrapassar seus limites.

Um líder bom senta com os funcionários e discute o que deve manter e o que não está legal, sempre com educação, mas sem deixar se abater. Sabe dizer não, incentiva e é justo, chama atenção quando precisa, e também comemora as vitórias.

Existem algumas dicas de liderança muito eficazes e práticas, para que você comece hoje mesmo a conquistar a confiança da sua equipe.

  1. Cumpra o que prometeu. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Não seja um “carrasco” ...
  4. Invista nos colaboradores. ...
  5. Incentive ao invés de apenas dar ordens. ...
  6. Não tenha favoritos. ...
  7. Mostre competência.

Como lidar com pessoas arrogantes no trabalho?

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

Acompanhe aqui 5 dicas de como lidar com a hierarquia:

  1. 1 – Cordialidade não sai de moda. O respeito deve permear todas as relações no trabalho. ...
  2. 2 – Saber ouvir é uma arte. ...
  3. 3 – Confie na sua liderança. ...
  4. 4 – Diálogo franco. ...
  5. 5 – Dê ideias novas e emita suas opiniões.

Constrangimento no trabalho pode ser qualquer conduta praticada por um gestor, superior hierárquico ou colega de trabalho, que cause danos a alguém decorrentes da situação vexatória, humilhante e constrangedora.