Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Pensamento reflexivo constitui um princípio educativo que torna possível a contínua formação do professor. A educação é desenvolvimento do hábito de pensar reflexivo como condição da vida democrática.

Dewey acreditava que uma educação de qualidade devia ser algo orgânico, que ensinasse o aluno a pensar e que unisse teoria a prática. Um ensino que levasse em consideração a valorização da capacidade mental dos estudantes, preparando-os para questionar a realidade.

Estimular o pensamento reflexivo nos ajuda a melhorar tomada de decisões, pois cria uma visão de mundo e da realidade muito mais completa e precisa do que decisões tomadas de momento.

Utilizar a própria experiência e aprender sempre, utilizando os erros e acertos para desenvolver ainda mais a capacidade reflexiva; Manter um bom relacionamento com outros setores da sociedade, formando redes de contato e de influência, considerando que a integração é uma base para novos conhecimentos.

Existe ainda semelhança com o pensamento reflexivo de Dewey quando Bordenave apresenta o processo ensino-aprendizagem utilizando o método do arco criado por Charles Maguerez. Este inclui também cinco etapas: a observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação a realidade.

Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...

  • O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
  • O pensamento crítico. ...
  • O pensamento lógico. ...
  • O pensamento criativo. ...
  • O pensamento prático.

Os temas de caráter reflexivo tem como aspecto principal a reflexão. São temáticas mais subjetivas, ou seja, mais pessoais. Em temas com esse caráter, os assuntos mais abordados são, por exemplo, a felicidade, o amor, o sucesso, o tempo, os relacionamentos, etc.

No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo, favorecendo o crescimento físico, emocional e intelectual.

Para John Dewey, a educação efetiva, individual e social, deve combinar-se com uma sociedade democrática. E deve combinar-se por diversos motivos. Como democracia é um desenvolvimento de um todo social e educação é desenvolvimento humano, uma deve combinar-se com a outra.

Estudos das Ideas de John Dewey
Segundo Teixeira [1980], as ideias básicas de John Dewey sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. Defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumen- tos para a maturação emocional e intelectual das crianças.

Em suma, a reflexão ajuda o docente a buscar alternativas para determinadas situações. Conclui-se que a refletividade representa a capacidade do professor de voltar-se sobre si mesmo, de buscar conhecer a si próprio, o seu trabalho, e a se dispor a proporcionar um melhor ensino aos seus alunos.

Segundo o pensador pernambucano, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, mas não como verdade absoluta. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu.

O professor deve, portanto, observar sua prática, meditar a respeito das necessidades apresentadas e, voltar-se para si mesmo com uma análise franca e, acima de tudo, construtiva de sua prática, para que assim de fato ele possa buscar uma possível melhoria.

Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a ...