Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo?
Pensamento reflexivo constitui um princípio educativo que torna possível a contínua formação do professor. A educação é desenvolvimento do hábito de pensar reflexivo como condição da vida democrática.
Como pensamos John Dewey resumo?
Dewey acreditava que uma educação de qualidade devia ser algo orgânico, que ensinasse o aluno a pensar e que unisse teoria a prática. Um ensino que levasse em consideração a valorização da capacidade mental dos estudantes, preparando-os para questionar a realidade.
Qual a importância do pensamento reflexivo?
Estimular o pensamento reflexivo nos ajuda a melhorar tomada de decisões, pois cria uma visão de mundo e da realidade muito mais completa e precisa do que decisões tomadas de momento.
Quais são as práticas que promovem o pensar reflexivo?
Utilizar a própria experiência e aprender sempre, utilizando os erros e acertos para desenvolver ainda mais a capacidade reflexiva; Manter um bom relacionamento com outros setores da sociedade, formando redes de contato e de influência, considerando que a integração é uma base para novos conhecimentos.
Quais são as cinco fases do pensamento reflexivo?
Existe ainda semelhança com o pensamento reflexivo de Dewey quando Bordenave apresenta o processo ensino-aprendizagem utilizando o método do arco criado por Charles Maguerez. Este inclui também cinco etapas: a observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação a realidade.
Quais são os 4 tipos de pensamento?
Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...
- O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
- O pensamento crítico. ...
- O pensamento lógico. ...
- O pensamento criativo. ...
- O pensamento prático.
O que é um resumo reflexivo?
Os temas de caráter reflexivo tem como aspecto principal a reflexão. São temáticas mais subjetivas, ou seja, mais pessoais. Em temas com esse caráter, os assuntos mais abordados são, por exemplo, a felicidade, o amor, o sucesso, o tempo, os relacionamentos, etc.
Qual a teoria de Dewey na pedagogia?
No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo, favorecendo o crescimento físico, emocional e intelectual.
Qual a proposta educacional de John Dewey?
Para John Dewey, a educação efetiva, individual e social, deve combinar-se com uma sociedade democrática. E deve combinar-se por diversos motivos. Como democracia é um desenvolvimento de um todo social e educação é desenvolvimento humano, uma deve combinar-se com a outra.
Quais as principais ideias de John Dewey para a educação?
Estudos das Ideas de John Dewey
Segundo Teixeira [1980], as ideias básicas de John Dewey sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno. Defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumen- tos para a maturação emocional e intelectual das crianças.
Qual a importância do professor reflexivo na prática docente?
Em suma, a reflexão ajuda o docente a buscar alternativas para determinadas situações. Conclui-se que a refletividade representa a capacidade do professor de voltar-se sobre si mesmo, de buscar conhecer a si próprio, o seu trabalho, e a se dispor a proporcionar um melhor ensino aos seus alunos.
Quais contribuições de Paulo Freire para a reflexão sobre o pensar e o fazer estudados na didática?
Segundo o pensador pernambucano, o profissional de educação deve levar os alunos a conhecer conteúdos, mas não como verdade absoluta. Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. "Os homens se educam entre si mediados pelo mundo", escreveu.
Como o professor pode proporcionar aos alunos uma aprendizagem crítico reflexiva?
O professor deve, portanto, observar sua prática, meditar a respeito das necessidades apresentadas e, voltar-se para si mesmo com uma análise franca e, acima de tudo, construtiva de sua prática, para que assim de fato ele possa buscar uma possível melhoria.
Que tipo de reflexões O professor deve estimular em sala de aula?
Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a ...