Como se referir ao leitor?

Perguntado por: acavalcanti7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Pessoa que lê: 1 ledor, legente, lente.

Se considerarmos que o leitor é um agente, que não tem um papel passivo durante o ato de ler, mas que é um sujeito que atribui significado ao texto, que procura as pistas deixadas pelo autor, que busca se aproximar do sentido que este quer dar ao texto, podemos fazer da leitura um lugar onde há reciprocidade.

Denomina-se Lesão do Esforço Repetitivo ou simplesmente LER, a lesão causada pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, digitar, etc.

Moacir Gadotti diz: “ler é ver o que está escrito, interpretar por meio da leitura, decifrar, compreender o que está escondido por um sinal exterior, descobrir, tomar conhecimento do texto da leitura. Todas estas definições, finalmente, implicam na existência de um leitor, de um código e de um autor”.

Leitor de livros digitais (e-reader, em inglês) é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, para leitura, o conteúdo de livros digitais (e-books) e outros tipos de mídia digital.

Os e-readers, ou leitores de livros digitais, chegaram para ficar.

O leitor de livros digitais, é conhecido também como e-reader, um equipamento eletrônico específico para quem quer ler e-books.

Vejamos a seguir uma versão resumida sobre os tipos de leitores.

  • 1.1 O leitor contemplativo. O leitor contemplativo é um leitor concentrado, solitário e silencioso no seu contato íntimo com livros, pinturas, desenhos, mapas, ou seja, signos duráveis, localizáveis e manuseáveis. ...
  • 1.2 O leitor movente. ...
  • 1.3 O leitor imersivo.

A autora identifica e caracteriza três tipos de leitores: leitor contemplativo/meditativo; leitor movente/fragmentado e o leitor imersivo/virtual.

O leitor é convidado a assumir seu papel de coadjuvante da criação literária. Seu papel é auxiliar na construção de sentidos do texto, já que este não chega ao seu receptor pronto e acabado. O autor moderno não admite mais uma obra que não se deixa penetrar por elementos extra-textuais.

A formação de leitores é um processo constante, que começa em casa, se aperfeiçoa na escola e continua por toda vida, fazendo-se necessário o contato desde a mais terna idade com diversos gêneros textuais. Na busca de criar uma cultura em relação ao hábito de ler.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Afinal, ler já virou necessidade! Inclusive, você sabia que existe até uma palavra para definir pessoas que amam e colecionam livros? É bibliófilo!

Esse tipo de leitura é dividido em: leitura literal primária, que ressalta a leitura dos dados de forma explícita; e a leitura literal em profundidade, que destaca na compreensão daquilo que se lê.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.

1 Ato ou efeito de ler. 2 Processo de construção de sentido por meio da interação dinâmica entre o conhecimento do leitor, a informação sugerida pelo texto e o contexto em que se dá a leitura. 3 por ext Processo cognitivo de compreender uma mensagem linguística escrita.

Lê vem do verbo ler. O mesmo que: estuda, pronuncia, profere, compreende, depreende, articula, declama, adivinha.

O segundo tipo de leitor, o bom, é aquele que tem sensibilidade literária, que está buscando sempre tempo e silêncio para se entregar à leitura, concentrando toda sua atenção nela. Está mais interessado em interpretar ou resumir sua própria experiência, e dedica tempo a comentar suas leituras com os demais.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional.

As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto, isto é, elas aparecem na superfície do texto. Desse modo, não é preciso que o leitor faça muitas reflexões, ou que leve muito tempo para notá-las, pois as informações estão escritas, nítidas, claras, objetivas.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Continuar lendo Como provocar o leitor?