Como se referir a uma pessoa?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 2 votos

Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.

Quando são empregados em relação à pessoa com quem falamos, ou seja, quando usados diretamente com o interlocutor, os pronomes de tratamento possuem “Vossa (s)”. Exemplo: “Senhor reitor, eu espero que Vossa Magnificência compareça a assembleia amanhã”. Quando falamos a respeito de alguém, usamos “Sua (s)”.

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Características da linguagem formal
Preocupação rigorosa com as normas gramaticais; – Utilização de vocabulário rico e diversificado; – Pronúncia clara e correta das palavras. Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas.

1ª pessoa: este, esta, estes, estas – indicam um objeto sob posse da 1º pessoa; 2ª pessoa: esse, essa, esses, essas – indicam um objeto sob posse da 2º pessoa; 3ª pessoa: aquele, aquela, aqueles, aquelas – indicam um objeto sob posse de um 3º ou distante da 1º e da 2º pessoa.

Pronomes de tratamento são formas corteses e reverentes de nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. São maioritariamente utilizados em tratamentos formais, quando o interlocutor ocupa cargos ou posições sociais elevadas e prestigiadas.

Tipos de pronomes

  • pronomes pessoais retos;
  • pronomes pessoais oblíquos;
  • pronomes de tratamento;
  • pronomes possessivos;
  • pronomes demonstrativos;
  • pronomes interrogativos;
  • pronomes relativos;
  • pronomes indefinidos.

Indica uma pessoa do sexo feminino: 2 a mulher, a senhora, a dona, a dama, a moça, a menina, a jovem, a garota, a cidadã, a pessoa. Exemplo: Quem é ela?

Não deixar sair; ter como preso; deter: reteriam o bandido; retiveram-no até que se esclarecesse o caso.

Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem em gêneros diferentes, o masculino e o feminino. Conforme o gênero de cada coisa, usamos os artigos. “o - um” para masculino e “a - uma” para feminino. É como se estivéssemos definindo o sexo de tudo.

2. Senhorito. 1 - Pronome de tratamento respeitante à homens não casados. 2 - Pronome de tratamento respeitante à homens solteiros.

  1. Preste atenção na linguagem corporal. A sua postura na frente das pessoas diz muito sobre você. ...
  2. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  3. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  4. Pratique a inclusão. ...
  5. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  6. Respeite as críticas e aprenda com elas.

Quais são as palavras formais? São vocábulos que respeitam a norma culta da língua portuguesa, caracterizadas pelo respeito à gramática, bem como às situações em que são empregadas, alguns exemplos de termos formais são regozijo, algures, açambarcar, vilipendiar, pernóstico e outras.

Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:

  1. Seja formal, mas simples. ...
  2. Use a conjugação verbal adequada. ...
  3. Escreva considerando o destinatário da mensagem. ...
  4. Seja simpático. ...
  5. Mantenha a atenção do leitor do início ao fim.

Faça uma saudação adequada
Comece o e-mail com “Caro [nome]”, “Prezado [nome]”, “Senhor [nome]” ou “Senhora [nome]”. Sempre tente encontrar o nome de quem vai ler seu e-mail, pois isso torna a mensagem mais pessoal e garante que a pessoa lerá com atenção.

1) As leis de ortografia - que também norteiam a escrita dos nomes próprios de pessoas - mandam que se escreva Antônio, Luís, Mateus, Rui, e não Antonio, Luiz, Matheus ou Ruy.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Pronome é a classe de palavras cuja função é substituir um nome (substantivo) já dito anteriormente em uma frase, evitando, assim, uma repetição. Indica a pessoa do discurso ou situa no tempo e espaço. Na frase “Eu saí com João.