Como se referir a um secretário de Educação?

Perguntado por: rsantana3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2.

Autoridades de Estado

  1. Vossa Excelência (V. Ex. ...
  2. Vossa Magnificência (V. Mag. ...
  3. Vossa Senhoria (V. S. ª): Todas as autoridades, exceto aquelas com tratamento de "Vossa Excelência".

3) À maioria das autoridades se confere o tratamento de Vossa Excelência. Enquanto isso, reserva-se Vossa Senhoria para o tratamento formal das pessoas comuns. 4) Os manuais de Gramática, quando tratam especificamente da matéria, destinam normalmente o tratamento de Vossa Excelência aos membros do Ministério Público.

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2.

Vossa Excelência: significado
É direcionado para o Presidente da República, ministros, senadores, embaixadores e outros altos cargos. Importante ressaltar que, quando utilizado para se referir ao Presidente da República, o pronome não deve ser abreviado.

O que é Ilmo.? Ilmo. é uma abreviação do pronome de tratamento "Ilustríssimo" utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente à forma de tratamento "Senhor".

Pronomes de tratamento
Vossa Excelência – tratamento utilizado em comunicações às autoridades de Estado (civis, judiciárias ou militares). O vocativo aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor seguido do cargo que representa.

7) Já ilustríssimo normalmente se aplica a autoridades ocupantes de outros cargos e pessoas que não ocupam cargos específicos nem exercem efetiva autoridade (cidadãos comuns, cônsules, coronéis, diretores de escola, etc.). A ele corresponde o tratamento Vossa Senhoria.

Fica proibido o uso de sete pronomes de tratamento: Vossa Excelência ou Excelentíssimo, Vossa Senhoria, Vossa Magnificiência, doutor, ilustre ou ilustríssimo, digno ou digníssimo e respeitável.

Emprega-se Vossa Senhoria para se dirigir a quem não está incluído nas listas acima, ou seja: vereadores, advogados, diretores de escolas, gerentes, chefes e dirigentes de empresas, padres, pastores e oficiais até coronel.

VI. Como se dirigir aos Governadores e Prefeitos

  1. A carta começa com: Vossa Excelência.
  2. No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.
  3. No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.

Professor: precede o nome do profissional e segue acompanhado do cargo ocupado e/ou da maior titulação. Titulação: Professor Doutor, Professor Mestre, Professor Especia- lista.

Senhor, senhora, senhorita (Sr., Sr. ª, Srta.) - Usados em tratamentos formais e respeitosos, quando existe um maior distanciamento entre os locutores.

Os pronomes de tratamento são usados para se dirigir às pessoas com quem se fala (2.ª pessoa). Eles representam as formas educadas, de acordo com a idade ou cargo ocupados, e assumem o papel de pronomes pessoais. Você (v.) é um pronome de tratamento que é, todavia, utilizado em situações informais.

Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.

Vossa senhoria é um pronome de tratamento formal utilizado na língua portuguesa para se referir às autoridades em geral. Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais.

Fernando Padula Novaes é, atualmente, Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Bacharel em Direito e servidor público do Governo do Estado de SP.