Como se referir a alguém não binário?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.

Além de elu/delu, pode-se utilizar os pronomes ile/dile, também neutros e na mesma lógica. As duas combinações seriam a versão equivalente ao uso dos pronomes da língua inglesa they e them, comumente utilizados por pessoas não-binárias, como Demi Lovato, Sam Smith e Brigette Lundy-Paine.

A pessoa não binária é aquela que não se identifica nem com o gênero masculino, nem com o gênero feminino. Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero.

O uso do pronome neutro se dá por meio da substituição das vogais “e” e “a”, desses pronomes pessoais e possessivos da 3ª pessoa, por “u”. Ou seja, “ele”/“dele” e “ela”/“dela” passa a ser “elu”/“delu”. Outra alternativa é utilizar “ile”/“dile” para substituir os pronomes binários.

No dia 28 de outubro de 2021, a Secretaria de Cultura publicou uma portaria que proíbe a utilização de linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet. Além disso, concursos públicos e vestibulares, que exigem a utilização da norma culta da Língua Portuguesa, também não permitem o uso da Linguagem Neutra.

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

Os chamados pronomes neutros, muito embora não sejam aceitos pela norma culta, são um fenômeno que tem o propósito de alterar o idioma para incluir todas as pessoas. Quem defende essa forma de se comunicar adota grafias que desprezam o “A” no gênero feminino e o “O” no gênero masculino.

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Quais são alguns exemplos de nomes neutros? Alguns exemplos de nomes neutros incluem Avery, Casey, Cameron, Jordan, Kai, Morgan, Quinn, Riley, Sam, Skylar, Tristan, Wren e muitos outros.

São comumente conhecidos "ela/dela", para identificar mulheres, "ele/dele" para homens e "eles/deles" para representar o plural, que pode ser um grupo misto, incluindo aí várias identidades de gênero.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

Afinal, uma pessoa cisgênero não tem sua orientação sexual definida através do gênero ao qual se identifica, por tanto, um homem ou uma mulher cis podem ser heterossexuais, da mesma forma que podem também terem outra orientação sexual, como por exemplo: Bissexual, homossexual, assexual, pansexual e outras.

Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.

Os pronomes neutros "elu (s)" e "ile (s)" são os mais famosos. "Elu" e "ile" têm o mesmo significado. A escolha entre um e outro é uma escolha pessoal. As frases "ela é minha amiga" e"ele é meu amigo", no feminino e no masculino, respectivamente; em uma linguagem neutra de gênero fica "elu é minhe amigue".

Pela proposta de uso, a linguagem neutra substitui os artigos masculino e feminino (“o” e “a”) por “x”, “@” ou “e”. Portanto, termos como “todos” e “todas”, “aluno” e “aluna” ficam “todes”, e “alunx”, respectivamente e pronomes “ele” e “ela” viram “elu”.

Use “Senhore” em vez de “Senhor”, Senhora” e “Senhorita”

“Todes” não é e nunca poderá ser um pronome; simplesmente porque não é considerado assim na estrutura da Língua. Se alguém quiser usar, que use, mas não se admite que um comunicado de um Museu da Língua Portuguesa traga esse corpo estranho; essa invencionice.