Como se reciclar?

Perguntado por: dmedeiros8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa

  1. Aproveite o máximo do lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais.
  3. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos.
  4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças.

Existem três tipos de reciclagem, que geram diferentes tipos de produtos e benefícios:

  • 1) Reciclagem Mecânica. É o método mais comum. ...
  • 2) Reciclagem Química. ...
  • 3) Reciclagem Energética.

Reciclável: Garrafas, Copos, Embalagens Pet (Refrigerantes, Vinagre, Óleo…), Sacos/Sacolas, Tampas, Frascos de produtos, Caneta (Sem a tinta), Canos e Tubos de PVC, Embalagens de produto de limpeza, Embalagens tipo Tupperware, Brinquedos de plástico, Baldes.

Mas os materiais mais conhecidos como recicláveis são: papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos. Já na reutilização o material não passa por uma transformação em um novo produto.

Em geral, você pode reciclar: embalagem de alimentos, embalagem de produtos de beleza, embalagem de produtos de limpeza, tampas, brinquedos, peças plásticas, canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, embalagens engorduradas e artigos de cozinha.

Erros que prejudicam a reciclagem de papelão

  • Descartar os papelões no lixo comum. ...
  • Não fazer a separação dos resíduos. ...
  • Não destinar os resíduos para os locais adequados. ...
  • Jogar fora os resíduos que parecem destruídos. ...
  • Não contratar uma empresa aparista.

Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar, Reciclar… e revolucionar!

Os secos são compostos basicamente por metais, papel e papelão, diferentes tipos de plástico e vidro e têm seu processo de reciclagem melhor difundido e facilitado pelo poder público.

Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

alumínio

Encontrado em latinhas de cerveja, refrigerante e suco, o alumínio é o material mais reciclado no Brasil. O país, inclusive, é um dos líderes no mundo em reaproveitamento desse insumo. Estima-se que, em 2020, 97% das latas vendidas tenham sido recicladas.

Como a reciclagem do seu lixo é feita.

Ela é uma das maneiras mais eficazes de proteger nossa biodiversidade e prezar pelos recursos naturais. Além disso, elas contribuem para a redução de desastres ambientais, como enchentes, contaminação de rios, mares e solos e reduzem a poluição tal maléfica para os seres vivos.

A reciclagem além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratado e eliminado, contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo.

Dicas e Alternativas

  1. Use sempre os dois lados do papel.
  2. Imprima só quando necessário, e procure sempre revisar os textos antes de imprimir.
  3. Prefira o papel reciclado.
  4. Use como rascunho os papéis que são entregues na rua.
  5. Separe os papéis, caixas e embalagens de papel para reciclagem.

Reutilizar: produto usado não é lixo
Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.

Maior dificuldade para a reciclagem no Brasil é a desinformação, revela pesquisa. De acordo com estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado no último ano, apenas 13% de todos os resíduos sólidos urbanos do Brasil são destinados de forma correta à reciclagem.

Os benefícios da reciclagem

  • Conservação dos recursos naturais.
  • Proteção dos ecossistemas e vida selvagem.
  • Economia de energia e água.
  • Reduz emissões de carbono na atmosfera.
  • É mais barata.
  • Gera mais empregos.
  • Desenvolve a consciência ambiental na população.
  • Entenda a importância das lixeiras de coleta seletiva.

O processo de reciclagem começa pela separação dos resíduos pelo seu produtor, passando por um bom gerenciamento da limpeza urbana e terminando nas usinas de reciclagem, onde o material reaproveitável será transformado em nova matéria-prima. Além de preservar o meio ambiente, gera renda.