Como se prova que o ar existe?

Perguntado por: spereira6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).

Conforme Adriane Rodriguez, professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o ar puro é aquele que não tem presença de contaminantes. “Os principais poluentes atmosféricos são classificados de acordo com o seu estado.

Resposta verificada por especialistas
Podemos perceber a existência do ar pelo vento, ao soprar na pele, podemos percebê-lo através do nosso sentido de tato e além disso, podemos visualizar sua ação ao balançar às folhas da árvores.

O ar é invisível, mas tem peso, apesar de ser muito reduzido (cerca de 1,29g por cada litro de ar). Mas é importante perceber a importância deste peso, pois é através dele que entendemos o que é a pressão atmosférica. A pressão atmosférica é a força que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta.

O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.

Porque a atmosfera é composta de gases incolores. Para que possamos enxergar um gás qualquer, é preciso que ele possua alguma coloração. Isso só acontece quando seus elementos químicos absorvem luz visível, uma vez que, como ensina o arco-íris, cada um dos sete raios que compõem a luz corresponde a uma cor diferente.

norueguês

Na península de Brøggerhalvøya, de Spitsbergen, em Svalbard, o arquipélago norueguês no Oceano Ártico, situa-se a cidade de Ny-Ålesund. É considerada por muitos como a cidade com o ar mais limpo do mundo, mas por que é que é tão bem considerada?

Em Svalbard, arquipélago da Noruega, há um vilarejo em que a atmosfera é ultralimpa, o Wi-Fi é proibido e todos os prédios ficam destrancados, caso você precise se refugiar dos ursos polares – mas grandes mudanças estão no ar. Leia reportagem aqui.

Oceano Antártico

Fica sobre o Oceano Antártico a área do planeta onde a atividade humana ainda não afetou a qualidade do ar, segundo um novo estudo agora publicado. Será o local do mundo onde o ar é mais puro, livre de partículas causadas pela atividade humana, e fica localizado sobre o Oceano Antártico.

Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).

Matéria e Massa
Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço. Exemplo: Ao soprarmos um balão de aniversário ele fica cheio de ar e ocupa mais espaço.

O ar se apresenta no estado gasoso, é uma mistura de gases. O gás de maior quantidade é o gás nitrogênio ou azoto, que forma cerca de 78% do ar.

O peso do ar exerce sobre a terra uma pressão que é chamada de “pressão atmosférica”. Este fenômeno foi descoberto pelo italiano Evangelista Torricelli. Inventou um tubo chamado “Tubo de Torricelli” ou Barômetro (do grego “baros“: peso de, e “metron“: medida), que servia para medir a pressão atmosférica.

Podemos comprovar que o ar pode ser comprimido através de uma seringa, quando o êmbolo é pressionado para dentro do corpo da seringa, fazendo com que o ar que está contido ali acabe sendo expelido. ALém disso, na situação inversa, ou seja, quando se puxa para cima, o ar entra.

Quanto pesa o ar? O ar é mais pesado do que parece. Em condições normais, a uma altura equivalente ao nível do mar, o gás que respiramos pesa 1,3 quilo por metro cúbico.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.