Como se proteger ao ir ao cemitério?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

Quem é o guardião do cemitério? Um deles é o Orixá Omolu que é o guardião de todos os seres caídos, negativados ou desequilibrados. Atua retendo e guardando esses espíritos no “embaixo” do Cemitério (tudo que está abaixo do nível neutro do Cemitério é regido por Pai Omolu e acima deste mesmo nível é Pai Obaluayê).

Para cerimônias mais tradicionais é recomendado, por precaução, vestir sempre preto. Evite cores claras. Nunca use cores claras para um funeral. As cores primárias (azul, vermelho e amarelo) podem ser ofensivas ou ...

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios.

A terra do cemitério é contaminada. Nela, podem existir bactérias de infecções que mataram algumas pessoas que estão enterradas por lá.

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.

Na saída do cemitério há um lavatório, onde os judeus, segundo a tradição, têm que lavar as mãos depois dos sepultamentos (netilat iadaim). De acordo com a crença hebréia, ao se lavar as mãos e a água permanecer cristalina, significa que a pessoa não derramou o sangue do falecido.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

Isso quer dizer que roupas justas, brilho, estampas chamativas, maquiagem excessiva, camisetas, bermudas e bonés devem ser evitados. O preto não é regra, mas cores discretas em tons escuros como azul, marrom, verde e cinza são as mais indicadas. Nunca use cores claras para um funeral.

A cor branca usada pelos orientais como forma de luto pode transmitir a necessidade de estar em silêncio, buscar a reflexão e paz em momentos difíceis. Pode ir de branco no velório?

O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda.

Tanto importante quanto entrar e executar suas tarefas é sair do cemitério. Ao sair quando se aproximar do portão, vire-se de frente para dentro e de um passo de costas em direção a rua, sempre com os olhos abertos. Após ter dado um passo a trás em direção a rua, vire-se e siga o caminho.

Por que jogar moedas na porta do cemitério? Ou seja, uma moeda é deixada a cada visita para que a família do falecido, saiba que ele ainda é muito querido e que recebeu a homenagem e visita de amigos.

7 flores para levar ao cemitério

  • 1) Crisântemo.
  • 2) Cravo.
  • 3) Lírio.
  • 4) Antúrio.
  • 5) Copo-de-leite.
  • 6) Gérbera.
  • 7) Kalanchoe ou flor-da-fortuna.

O preto não é regra, mas cores discretas em tons escuros como azul, marrom, verde e cinza são as mais indicadas.

Tradicionalmente, as roupas de funeral são pretas. No entanto, nem todo mundo adere à tradição nos dias de hoje. Não é incomum ver pessoas usando tons de cinza ou azul escuro. Se não for usar preto, escolha uma outra cor escura para vestir.

Ao chegar a um velório, é importante cumprimentar a todos os presentes. Caso não conheça uma pessoa ou um determinado grupo pode-se fazer um aceno respeitoso. Em relação aos parentes e pessoas mais próximas da pessoa falecida é importante prestar solidariedade.