Como se produzem os vírus de RNA?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Uma vez dentro da célula, o ácido nucleico do vírus (DNA ou RNA) se duplica e comanda a síntese das proteínas virais. A reunião dos dois componentes – ácido nucleico e proteínas – origina novos vírus, que saem da célula onde se formaram e vão infectar novos hospedeiros.

A reprodução dos vírus (vírions) ocorre necessariamente no interior de uma célula (hospedeiro), por isso são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, requerendo a utilização da estrutura celular: material genético e organelas, para sua multiplicação e propagação.

Os vírus, no entanto, fogem a essa regra e podem ter tanto RNA de fita dupla quanto DNA de fita simples. Existem ainda vírus que podem ter DNA e RNA em momentos diferentes da fase de sua replicação, os chamados retrovírus (ex.: vírus HIV) e hepadnavírus (causador da hepatite B).

Em geral, os vírus com material formado por RNA passam por mais mutações do que aqueles em que ele é composto por DNA. Por exemplo, o SARS-CoV-2, vírus da covid-19, tem material de RNA. Isso é uma grande vantagem para ele, pois as mutações podem ajudá-lo a criar formas de escapar das defesas do corpo humano.

As bactérias não possuem um núcleo ligado à membrana e seu material genético é tipicamente um único cromossomo bacteriano circular de DNA localizado no citoplasma em um corpo de forma irregular, chamado de nucleoide. O nucleoide contém o cromossomo com suas proteínas associadas e RNA.

Estruturas de Proteínas de Ligação a RNA SARS-CoV-2 e Alvos Terapêuticos.

RNA significa ácido ribonucleico e, como o DNA, os nucleotídeos de RNA contêm três componentes: Uma base nitrogenada. Um açúcar de cinco carbonos. Um grupo fosfato.

Esta descoberta deveu-se aos pesquisadores Thomas Cech e Sidney Altman que com isso dividiram o Prêmio Nobel de química, seis anos depois. Eles demonstraram que no mecanismo de auto-montagem as moléculas de RNA podem apresentar propriedades catalíticas.

Como se sabe, os vírus reproduzem-se apenas no interior de uma célula viva. Para isso, esses organismos são capazes de alterar o funcionamento da célula para que ela trabalhe a favor dele. Em razão dessa característica, são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios.

A estrutura do genoma depende se o vírus é RNA ou DNA, pois o DNA apresenta os nucleotídeos citosina, guanina, adenosina e timina, en- quanto que o RNA possui a uracila no lugar da timina. O genoma de RNA ou DNA pode ser constituído por uma única fita (ss) ou por duas fitas (ds).

As etapas da multiplicação viral são: Adsorção / Ligação, Penetração, Desnudamento, Expressão e replicação do genoma viral, Montagem / Maturação, e Liberação (Fig 1).

Os vírus são organismos que não possuem célula (acelulares), sendo sua estrutura formada basicamente por proteínas e ácido nucleico. A proteína forma um envoltório denominado de capsídio, que é formado por vários capsômeros e pode ser usado como forma de classificação dos vírus.

4) Quem são os hospedeiros dos vírus? Praticamente todos os organismos vivos podem ser infectados pelos vírus. Os vírus podem infectar células de animais, vegetais, fungos, bactérias e protistas.

O retrovírus é um tipo de vírus que contém como material genético o RNA associado à enzima transcriptase reversa. Os vírus podem ser classificados de acordo com seu genoma, constituído de DNA ou RNA, em fita simples ou dupla, linear ou circular, de polaridade positiva ou negativa.

Os vírus que apresentam DNA são chamados de vírus de DNA e aqueles que possuem RNA são chamados de vírus de RNA. Capsídio: O capsídio é uma cápsula formada por proteínas que envolvem o material genético.