Como se proclama o Evangelho?

Perguntado por: dbelchior3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” De maneira semelhante, quando o sacerdote é quem proclama o Evangelho, ele reza estas palavras silenciosamente: “Limpai o meu coração e meus lábios, Deus onipotente, para que eu possa proclamar dignamente o santo Evangelho.”

“Portanto, é direito do sacerdote ou do diácono proclamar o Evangelho dentro da Santa Missa. Vale lembrar que o leigo também tem um papel fundamental na proclamação da Palavra de Deus.

A reposta à pergunta é não. De fato, a Instrução Geral do Missal Romano afirma que “as leituras são proclamadas por um leitor o Evangelho é proclamado por um diácono ou um padre” cf.

O silêncio para bem proclamar
A proclamação exige uma preparação espiritual. Não é qualquer coisa que será lida, mas a Palavra de Deus que falará por meio da voz do leitor. Mas, na Leitura da Palavra, o leitor empresta sua voz para que Deus fale. Ela deve ser proclamada com calma e prontidão de alma.

Quando um homem com autoridade prega o evangelho, ele promete, em nome de Jesus Cristo, a todos os que crerem e obedecerem, que o Espírito Santo lhes será concedido. Por meio dessa promessa, todos podem saber por si mesmos se a mensagem provém de Deus ou dos homens.

Leia de acordo com o tipo de texto: poesia, comentário, história, oração, salmo... A leitura deve ter ritmo! Mais que ler, procure proclamar a Palavra de Deus. Olhar para o povo – Os olhos não devem estar o tempo todo fixos no livro, mas de vez em quando, levantá-los e dirigi-los com tranqüilidade aos que o escutam.

Não é aconselhável rezar em voz alta quando o padre levanta a hóstia. O ideal é rezar em silêncio, pois é o momento de cada um com Cristo.

As aclamações "Palavra do Senhor" e "Palavra da salvação" são usadas nas celebrações sacramentais ou não sacramentais com esquema da Liturgia da Palavra semelhante ao da Missa: leituras, salmos, Evangelho.

Esses dois exemplos mostram que o sujeito que abençoa, no fundo, é Deus e, ao mesmo tempo, que há pessoas que podem transmitir ou invocar a bênção divina, neste caso, respectivamente, os pais e o presidente da celebração.

A Aclamação ao Evangelho existe para ser cantada: Após a leitura que antecede imediatamente o Evangelho, canta-se o Aleluia ou outro canto estabelecido pelas rubricas, conforme exigir o tempo litúrgico.

Uma maneira mais tradicional de ler a Bíblia é começar pelo Antigo Testamento, mas em ordem cronológica. Isso dá uma ideia de como os acontecimentos se deram, e prepara o leitor para a chegada de Jesus Cristo. A porta de entrada ao Antigo Testamento deve ser o livro de Salmos.

Roupas chamativas
Peças muito chamativas também são exemplos de peças para não usar na missa. O motivo é simples: na hora da celebração, toda a atenção e esforços devem ser apontados para Nosso Senhor e para o altar. Ou seja, não faz sentido roupas e adereços tirarem o foco e o sentido real da confraternização de fé.

Não saia antes que a Missa termine.
Não perca a bênção fina, através da qual o padre o envia ao mundo para dar testemunho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Saia da Igreja com um propósito novo, que tenha sido inspirado no Senhor, para edificar o mundo, seu Reino de amor.

O leitor é convidado a proclamar: ler com atenção o texto para que este se torne significativo aos ouvintes. “Uma vez que o diálogo litúrgico de Deus com seu povo não está alheio aos condicionamentos da comunicação humana, são úteis todos os meios que favoreçam a escuta e a compreensão do texto lido” (ibid.).

Prepare-se espiritualmente. A leitura da Bíblia não é a mesma coisa de ler outros materiais. Por isso, tenha o hábito de orar antes do estudo, peça que o Espírito Santo o ajude a entender o que está sendo lido e tirar lições importantes para a sua vida.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo começou na Terra com Adão e Eva e seus descendentes que amavam a Deus. (Ver Moisés 5:58; ver também Moisés 5:4–12, 14–15; 1 Néfi 12:18; 2 Néfi 11:4.) O evangelho foi pregado por anjos, pela própria voz de Deus, pelo dom do Espírito Santo e pelo próprio Adão.

A última leitura é sempre tirada dos Evangelhos (leitura do Evangelho), enquanto que as outras são tiradas dos outros livros Bíblicos (Leiturar da Palavra). Talvez alguns têm em mente a "leitura do Evangelho", a última que se faz na liturgia, e "leitura da palavra" a outra que é diferente do Evangelho.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

Normalmente, a reverência é feita através de um movimento corporal, quando o tronco é levemente inclinado para frente ou quando os joelhos são flexionados, com a cabeça baixa, em sinal de respeito.