Como se preparar para um pedal de 200 km?

Perguntado por: lgalvao3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

“Para um atleta iniciante com o objetivo de treinar para um Audax de 200 km, por exemplo, eu começaria a orientação com três treinos semanais, totalizando cerca de cinco horas e média de 150 km, aumentando para até 10 a 12 horas de treinos no período específico.”

Além de realizar uma boa alimentação e hidratação um dia antes do pedal, é necessário planejar como manter a alimentação e reposição hídrica durante o pedal para não ter problemas com a desidratação e a falta de energia para aguentar os 100 quilômetros.

Além da água, os sucos naturais são uma ótima opção, porque contêm frutose que é transformada em energia quando o corpo faz atividade física. Então, um copo de suco natural, de preferência sem açúcar, deve ser incluído no cardápio antes de pedalar.

O ideal é ter um café da manhã reforçado, comendo frutas, carboidratos e proteínas. Coma de tudo um pouco moderadamente, assim você não sobrecarrega seu sistema digestivo e ainda auxilia no ganho e armazenamento energético para o seu pedal.

Antes de pedalar, prefira alongamentos dinâmicos que ajudam a “esquentar” a musculatura. Alguns estudos mostram que os alongamentos realizados antes do exercício podem reduzir a força. Porém, o ciclismo não é um esporte apenas de força, mas também aeróbico.

  1. Acerte na alimentação. Nada melhor do que uma boa alimentação antes do treino para abastecer o corpo. ...
  2. Pratique alongamentos. ...
  3. Controle o seu ritmo para evitar o cansaço no treino de bike. ...
  4. Faça uma pausa curta. ...
  5. Deixe a bike com a manutenção em dia.

5 – Selim de carbono
A maioria dos assentos para bicicletas em carbono possui superfície almofadada. Assim, podem haver opções que são feitas em fibras desse mesmo material. Esse é um dos selims ideais para quem deseja percorrer longas distâncias sem sentir dores ou incômodos.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.

Se alguém não entender de primeira, a minha dúvida é tipo: 1 km de percurso são tanto minutos pedalando a 25 km/h. É só fazer um cálculo básico. Se você anda a 25 km/h de média isso resulta em 25/60 (minutos) o que dá 0,42 km/minuto.

O nível iniciante comumente são passeios pela cidade, parques ou ruas do bairro, giram em torno de 15 até 20km. Uma ou outra subida, velocidade média abaixo de 15 km/h.

Carboidratos complexos ricos em fibras vão retardar a fome por mais tempo ainda, os alimentos ricos em carboidratos complexos são classificados como de baixo índice glicêmico ou moderado.
...
Exemplos:

  • arroz;
  • cereais integrais;
  • amendoim;
  • pão integral ou pão com sementes;
  • batata doce com casca e;
  • inhame.

4 dicas valiosas para evitar as cãibras durante o pedal

  1. 1 – Alongamentos. ...
  2. 2 – Nutrir o corpo com sais minerais. ...
  3. 3 – Beber água durante todo o pedal. ...
  4. 4 – Ingerir carboidratos de qualidade durante o pedal. ...
  5. DICA BÔNUS – TREINAMENTO.

Faça a refeição pós-treino até uma hora depois que sua pedalada terminar. Nesta refeição, foque nas saladas, proteínas, gorduras e fibras alimentares. Os carboidratos devem chegar em pequenas quantidades, apenas para saciar o corpo – inhame, mandioca e outros carbos de baixíssimo índice glicêmico são recomendados.

Se você vai pedalar 100km, por exemplo, com média de 25km/h, lá se vão 4 horas, fora as paradas, descansos, etc. Ou seja, é um programa delicioso, mas dedique a ele o tempo que o pedal merece!

O exercício de pedalar é de baixo impacto, e isso ajuda demais na manutenção de ossos e articulações. Também, paralela a esses benefícios de andar de bike, está a garantia da melhora da coordenação motora. Fator que influencia bastante no equilíbrio e na prevenção de quedas, principalmente em pessoas de mais idade.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

O que é cadência no ciclismo? A cadência no ciclismo nada mais é do que a quantidade de rotações que o ciclista executa por minuto ao girar os pedais (RPM). Ela serve para definir o esforço do ciclista ao pedalar de bicicleta, por esse motivo, a mesma cadência pode não se encaixar para todas as pessoas.