Como se preparar as tintas indígenas?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Em um recipiente, coloque 25 mililitros de cola branca, a mesma medida de água e 12,5 gramas (ou uma colher de sopa bem cheia) de urucum. Para conseguir tons mais escuros ou mais claros, ponha mais ou menos corante.

Branco. Para pintar, eles utilizam gravetos, os dedos ou, em certas sociedades, fazem carimbos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta.

O corante de jenipapo é obtido a partir do fruto jenipapo, que é muito utilizado na pintura corporal indígena devido a sua tonalidade forte (preto-azulada) e a sua durabilidade.

Para pintar, os indígenas utilizam gravetos, os dedos ou, em algumas etnias, fazem carimbos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta.

Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.

Os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas.

Coloque o solo em uma vasilha, junte a água e misture bem. Adicione a cola e mexa mais um pouco, até integrar todos os componentes. Pronto, a sua tinta já está feita e pode ser utilizada em pinturas sobre madeira, papel, ferro, parede de alvenaria e tecido.

Misture o açafrão e a água até formar uma pastinha. Em seguida, acrescente a cola branca e mexa bem. Misture o colorau (urucum) e a água até formar uma pastinha. Em seguida, acrescente a cola branca e mexa bem.

Para a elaboração das tintas são utilizadas sementes de urucum, gordura de macaco, suco de jenipapo e resinas perfumadas.

Modo de Fazer
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem.

As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

A Classificação oficial do IBGE na atualidade resume-se, em ordem alfabética: Amarelo; (II) Branco; (III) Indígena; (IV) Pardo e (IV) Preto.

"Jenipapo significa na língua tupi guarani 'fruta que dá tinta', pois é dessas frutas verdes que os índios extraem um tinta preta, que serve para a pintura corporal e de utensílios", explica.

O primeiro passo da pintura corporal consiste em aplicar uma base de óleo branca nos locais do corpo que vão ser pintados e já criando a forma do desenho. Depois disso, o contorno é feito e depois o preenchimento. Aos poucos, a sua pintura corporal vai ganhando forma e você vai ver que o resultado fica bem legal.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

Na maioria das comunidades tradicionais as pinturas realizadas utilizam tintas obtidas da natureza, oriundas de plantas como o jenipapo e o urucum ou, de minerais como o carvão e a argila branca. Do jenipapo obtém-se a tinta de cor preta.

Resposta:Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios. A tinta é feito de urucum, jenipapo ou babaçu na maioria das vezes.