Como se pode comprovar a dilatação linear de um sólido *?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Esfrie o sólido a temperatura mínima possível. Em seguida, meça o seu comprimento. Depois aqueça-o a máxima temperatura possível, sem que ele derreta. meça novamente o comprimento e verá que ele aumentou.

A dilatação de objetos sólidos ocorre em razão do aumento da agitação térmica das moléculas. Quando aquecidos, os átomos que compõem a rede cristalina dos sólidos passam a oscilar com amplitudes cada vez maiores, ocupando, assim, um espaço maior.

Dilatação Térmica dos Sólidos
Dependendo da dilatação mais significativa em uma determinada dimensão (comprimento, largura e profundidade), a dilatação dos sólidos é classificada em: linear, superficial e volumétrica.

Dilatação térmica linear
Quando um fio é aquecido, seu comprimento aumenta, graças ao aumento da movimentação de suas moléculas. Como o comprimento do fio é a sua dimensão mais relevante, dizemos que ele sofre majoritariamente uma dilatação térmica linear, apesar de a expansão ocorrer em todas as direções.

A dilatação térmica em sólidos depende de três fatores: Variação da temperatura do corpo; Suas dimensões (comprimento, largura e altura) e; Material que constitui o corpo.

Tipos de dilatação térmica

  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.

São exemplos de situações em que ocorre dilatação linear: Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios; Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica; Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.

A dilatação dos líquidos tem algumas diferenças da dilatação dos sólidos, a começar pelos seus coeficientes de dilatação consideravelmente maiores e que para que o volume de um líquido seja medido, é necessário que este esteja no interior de um recipiente.

Dilatação linear corresponde à dilatação unidimensional de um corpo. Dilatação superficial corresponde à dilatação bidimensional de um corpo. Dilatação volumétrica corresponde à dilatação tridimensional de um corpo. Os sólidos podem dilatar linearmente, superficialmente ou volumetricamente.

Dilatação é o processo de abertura do colo do útero para o nascimento do bebê. O colo do útero é a parte inferior do útero, localizado no final da vagina. Geralmente, no início da gravidez, o colo do útero está fechado e firme.

O volume de quase todos os materiais cresce quando sofre um aumento de temperatura porque a vibração das moléculas do material aumenta. Assim as moléculas passam a ocupar um espaço maior e conseqüentemente o volume de todo o material também aumenta.

A dilatação térmica dos líquidos ocorre quando eles são aquecidos. Esse fenômeno decorre do ganho da energia cinética das moléculas que compõem o líquido, uma vez que, movendo-se mais rapidamente, elas passam a ocupar um volume maior.

Temos 3 tipos de dilatação térmica: a linear, a superficial, e a volumétrica.

  • Dilatação térmica linear. Esse tipo de dilatação leva em conta o aumento da dimensão apenas em uma única direção. ...
  • Dilatação térmica superficial. ...
  • Dilatação térmica volumétrica.

Se a temperatura de um corpo aumenta, conseqüentemente, aumenta a velocidade de seus átomos e moléculas, que passam, então, a se movimentar rapidamente, ocorrendo um aumento no afastamento médio entre os átomos, o que causa um aumento nas dimensões do corpo, ou seja, de seu volume, e isto é o que se chama dilatação.

A solução desse problema consiste em saber que o coeficiente de dilatação do metal é maior que o do vidro.

As calçadas, quadras poliesportivas e até mesmo as lajes sofrem dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Nesse processo de dilatação e contração podem acontecer fissuras que, no caso das lajes, acabam deixando a água passar quando ocorre chuva.

Na física, dilatação é a variação nas dimensões (tamanho) de um objeto devido à variação da temperatura. Em termos físicos, dizemos que a temperatura de um corpo (ou objeto) é uma medida da agitação dos átomos e moléculas que o constituem.

A dilatação volumétrica se caracteriza pela variação de largura, comprimento e altura quando ocorre aquecimento.

Benoit Clapeyron

O primeiro estudo formal publicado que descreve a dilatação térmica de gases foi feito pelo cientista Benoit Clapeyron, que criou a base para a atual Lei dos Gases.

O coeficiente de dilatação linear é a constante da expressão que determina a variação no comprimento linear de uma peça em função da variação da temperatura. A cada metro, o seu valor é a variação no comprimento para cada grau variado.