Como se pesca?

Perguntado por: opaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

8 técnicas de pesca que você precisa conhecer

  1. Prepare-se com antecedência. ...
  2. Escolha os lugares certos. ...
  3. Use equipamentos adequados ao tipo de pesca. ...
  4. Saiba a hora certa de fisgar o peixe. ...
  5. Regule sua carretilha/molinete. ...
  6. Valorize o silêncio. ...
  7. Manuseie o peixe com cuidado. ...
  8. Use roupas adequadas.

Conheça os equipamentos básicos para a pesca

  1. Comece pelo básico: vara de pesca. O primeiro passo para começar a pescar é escolher uma boa vara. ...
  2. Carretilhas e molinetes: o segundo passo. ...
  3. Linhas de pesca: variedade de tipos. ...
  4. Anzol e isca: hora de ir para a água. ...
  5. Outros materiais importantes.

Manhã A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.

Pequenos peixes, moluscos, frutos do mar, minhocas, rações e massas feitas com frutas ou legumes são alguns dos principais modelos desses tipos de iscas para peixes. Elas são ideias para pescarias marítimas ou em água doce voltada para espécies tilápia, piapara, pacu e traíra, por exemplo.

5 Dicas que todo pescador deveria saber

  • 1 – Conhecer os peixes que vai pescar. ...
  • 2 – Saber das características do lugar que vai pescar. ...
  • 3 – Sempre usar o equipamento adequado. ...
  • 4 – Praticar as técnicas adequadas para cada lugar ou peixes. ...
  • 5 – Estar adequadamente vestido e preparado.

Pescadores são unânimes em afirmar que o fim da tarde é um excelente horário para pescar, assim como a manhã, seja no rio ou no mar. No entanto, é preciso atentar a algumas características peculiares. No caso dos rios, escolher locais perto de barrancos sempre é uma boa dica.

Minhoca, milho, pão, ração para peixes, massa de pesca. Iscas artificiais, tais como spinnerbaits, isca de superfície, minhocas artificiais.

Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção.

O que não pode faltar claro é a vara de pesca, o molinete ou carretilha, a linha e o anzol. Leve sempre linhas e anzóis a mais e de diferentes tamanhos para poder encarar diferentes tipos de peixes. Não deixe de guardar na sua bolsa as boias, o chumbo (líder) e stopper ou stop.

vara de carbono

Uma boa indicação para iniciantes é a vara de carbono (leve e resistente) que raramente quebra ao pescar.

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem.

A lua minguante, assim como a lua cheia, é uma fase em que a pescaria é indicada pois existe luminosidade e movimentação das águas e os peixes estão mais ativos em busca de alimentos, assim, sobem mais à superfície.

A pesca noturna conta com diversas vantagens, pois neste momento os peixes costumam ficar mais vulneráveis, visto que sua visão e percepção são afetadas. Deste modo, é possível que o pescador aproveite tais condições e capture espécies diversas.

Na verdade, eles devem ficar na escuridão pelo menos algumas horas durante a noite. Isso porque existem algumas espécies que não fecham os olhos para dormir e precisam da falta da luz para descansar. Os bettas são exemplos de peixes que gostam de luz, mas que precisam ficar no escuro por algumas horas no dia.

tilápia

a salsicha, cabeças e guelras de tilápia, manjubas, lambaris, coração de boi, coração e fígado de galinha, queijo, sardinhas, tuviras, etc.

Depois de saber qual vara usar na pesca no rio, as iscas também são importantes. As mais recomendadas são as minhocas, lambari, larva de besouro, pão, ração, massas ou até mesmo as iscas artificiais.

a. O pescador ou pescadora profissional com idade igual ou maior que 18 anos. b. Pessoa física, brasileira ou estrangeira residente no país que, licenciada pelo órgão público competente, que exerce a pesca com fins comerciais.

Acessórios

  • alicates.
  • maleta de pesca.
  • passaguá
  • faca ou canivete.
  • lanterna.

Para iniciantes a melhor maneira de começar é com a pescaria em água doce. Então prefira a pesca em lagos e rios e principalmente pesqueiros.